sábado, 20 de julho de 2013

Chamada Chiquititas 2013 - Capítulo 6

Batalha: “Carrossel” x “Chiquititas”

Montagem / Redação POP
Chegou a hora da maior batalha de todos os tempos, a novela infantil de sucesso entre a galerinha miúda de hoje em dia versus a história que marcou a infância das crianças da década de 1990. Isso mesmo, “Carrossel” contra “Chiquititas”, praticamente um duelo entre gerações diferentes. Para decidirmos qual novela é a melhor, preparamos uma batalha seguindo os moldes dos arranca-rabo feitos pelo Blog de Música do POP e vamos decidir essa peleja em diversas categorias. Quem será que leva o prêmio de melhor novela infantil?
Montagem / Redação POP
As novelas infantis têm o poder de incentivar as crianças, isso é fato. Se a Maria Joaquina aparecesse na tela do SBT e ordenasse a todas as crianças do Brasil a comer espinafre porque é a coisa mais legal do mundo, íamos ter uma falência coletiva de todas as redes de Fast Foods porque as crianças seriam influenciadas pela menina.
“Carrossel” vende a ideia de ser muito legal ser aluno de uma escola, algo muito bom para o desenvolvimento do país. Contudo, “Chiquititas” vende a glamourização dos órfãos, assim como as histórias do Batman e do Harry Potter. Basta ver as crianças da década de 1990, todas achavam muito legal aquela vida cheia de danças e cantorias, sem reparar que se tratavam de crianças abandonadas pelos pais biológicos à espera de uma nova chance de ser feliz. E “Chiquititas” não fazia o menor sentido, porque os vizinhos do orfanato também abandonavam os pais só para morar naquele orfanato como se aquele lugar fosse uma casa feita de doces.
Por vender uma ideia deturpada da vida, “Chiquititas” vai ganhar apenas uma estrelinha. Já “Carrossel” leva já cinco estrelinhas por incentivar o futuro do país através da educação.
Montagem / Redação POP
Todo grupo de crianças tem um destaque que funciona como líder. Em “Carrossel”, a mandante é Valéria só porque a apresentadora, atriz e cantora (não é, Sílvia) é a favorita do dono da emissora. Valéria dita as ordens comportamentais na Escola Mundial, decide quem deve ser excluído do círculo de amizades e é a cabeça por trás das artimanhas das crianças. Já a Mili é a representante das crianças órfãs de “Chiquititas”. Ela contava histórias para as meninas com o intuito de ensinar lições de moral, cantava, era carismática e conseguiu se curar de uma cegueira (!) adquirida após cair de um cavalo (!!!), tornando Mili em uma versão feminina de um messias religioso. Também pudera, sua mãe é a incrível mulher que conseguiu se curar do autismo.
Por transcender o nosso conhecimento de mundo, Mili leva duas estrelinhas. Valéria leva uma só, e só porque puxou a peruca do Sílvio Santos.
Montagem / Redação POP
Em “Carrossel”, o capeta em forma de menina é Maria Joaquina, a garota esnobe e preconceituosa. Do alto de seu ego superior e de seu iPad, Maria Joaquina constantemente humilha Cirilo e todos os outros personagens dos núcleos desfavorecidos monetariamente… e os idosos… e os feios… bem, Maria Joaquina odeia tantas pessoas que ela seria eliminada na primeira semana do “Big Brother Brasil”, isso sem nem ao menos ser indicada ao paredão.
Já a Bia não era tão cruel, e sua malvadeza era justificada pela novela através da desculpa naturalista de ela ter sido criada nas ruas e em um orfanato. Porém, ela fez uma maldade muito maior que qualquer Maria Joaquina: Bia fez uma colega de orfanato ficar paraplégica após cair da escada. Claro que a menina se curou depois (provavelmente graças aos poderes mutantes de Mili), e tudo ficou bem.
Vamos considerar um empate. Bia leva uma estrela porque fez uma grande maldade, e Maria Joaquina ganha uma por ter passado a tratar bem Cirilo só depois que o pai do menino ganhou dois milhões na loteria.
Montagem / Redação POP
Vamos analisar apenas a vida amorosa de Professora Helena e da Diretora Carolina. A professora da Escola Mundial é mais recatada, afinal conheceu o professor Renê na metade da novela e até hoje está com ele, conversando sobre a situação da educação no Brasil e tomando sorvete no parque. Já a Carolina serve para mostrar às crianças que o amor para toda a vida não existe, porque durante toda a novela “Chiquititas” ela se envolveu com pelo menos quatro homens: Junior, Fernando Brausen, Felipe Ayala e Manoel Ayala (sim, ela pegou irmãos gêmeos).
Estava pronto para deixar “Chiquititas” com estrelas negativas graças ao periguetismo de Carolina, mas a Marcha das Vadias nos ensinou que as mulheres têm o direito de ficar com quem quiserem e com quantos acharem conveniente, assim como os homens. Por isso, cada uma vai ganhar uma estrela para cada amor: Carolina leva quatro e Helena leva uma.
Montagem / Redação POP
Toda novela infantil precisa de uma velha especializada em descontar as frustrações da vida tratando as crianças com severidade. O papel em “Carrossel” é Olívia, a diretora com cara de sapo e constantemente abanada por um leque roubado do closet da Nanny People do “Cante se Puder”. A amargura dela é por falta de homem, por isso ela já foi vista em sites de relacionamento tentando descolar um partidão. Como não deu certo, ela descarregou o ódio sendo uma carrasca com as crianças.
Em “Chiquititas”, Carmen era a antiga diretora e dona daquele local que atende pelo nome de Orfanato Raio de Luz. Ela era apenas uma senhora amarga criada durante o período da ditadora militar, discordando dos métodos subversivos e revolucionários de educação (todos baseados em amor, compreensão e em músicas porcamente traduzidas do espanhol) levados ao orfanato pela periguete Carolina.
Nessa competição, Carmen leva duas estrelas por ser uma carrasca e ter dois clipes musicais em que é transformada em uma bruxa. Já Olívia leva apenas uma, só porque fiquei assustado demais com a diretora para deixá-la sem pontos.
Montagem / Redação POP
“Carrossel”:
“Chiquititas”:
Quem é “Beijo, Beijinho, Beijão” no cenário musical brasileiro quando temos “CORAÇÃO COM BURAQUINHOS” (escrita em caps lock por causa da imensa contribuição cultural à música infantil brasileira)? “Chiquititas” leva cinco estrelas, uma para cada buraco no coração da órfã Maria. Já “Carrossel” vai levar nada, e ponto final.
Montagem / Redação POP
Seguindo a filosofia “Power Rangers” de diversidade étnica e cultural, todos os programas infantis costumam ter cotas para que nenhuma etnia se sinta marginalizada. “Chiquititas” trazia um orfanato repleto de crianças brancas de olhos claros, quase uma máfia liderada por Mili. Rompendo a ditadura das pessoas com menos melanina, logo entram alguns órfãos negros , como Pata e seu irmão Mosca, inicialmente segregados pelo resto do grupo.
Já “Carrossel”, meu filho, isso sim que é diversidade. Temos alunos brancos, negros, magros, gordos, judeus, fofoqueiros (espera, isso não é cota…), cadeirantes, órfãos, pobres, pobríssimos, ricos, novos, velhos, orientais. Só faltou um aluno de esquerda e um homossexual para ser um painel perfeito da diversidade brasileira.
Por causa da variedade, “Carrossel” leva nada menos que duas estrelinhas, enquanto “Chiquititas” fica sem nada.
Montagem / Redação POP
O bullying é como a gordura saturada: é algo que sempre existiu, mas agora decidiram decretar que é um malefício para a humanidade, quando na verdade ambas só fazem mal em doses cavalares. “Chiquititas” não sofria de bullying, pois todas as crianças se ofendiam mutualmente com igualdade. Porém, em “Carrossel”, a doença do século XXI foi elevada a níveis astronômicos com as crianças fazendo maldades com todos, porém sendo punidas pelas brincadeiras porque hoje isso é errado.
As duas novelas levariam zero estrelinhas por causa das crianças arteiras. Porém, “Carrossel” tem Maria Joaquina, a sócia do coisa ruim, então ela sozinha vai levar quatro estrelinhas.
Resultado final: “Carrossel” 15 x 15 “Chiquititas

Empate. Não tem como decidir a melhor novela infantil, pois sempre vamos considerar melhor a que vimos durante nossa infância.

Fábio Garcia


As opiniões expressas aqui são de responsabilidade do autor do texto, e não reflete a opinião do blog Equipe Chiquititas.

SBT quer lançar cinco CDs de “Chiquititas” em um ano

Reprodução / SBT
Isso é praticamente o mesmo volume de CDs lançados em cinco anos da primeira versão.

“Carrossel” foi um sucesso fonográfico, então parece lógica a tentativa do SBT de repetir o feito com “Chiquititas”. Porém, como a nova novela já é musical (ao contrário da anterior), a direção decidiu abusar mesmo e revelou ter interesse em lançar cinco CDs de “Chiquititas”.

Para se ter uma ideia de como esse número parece elevado, a primeira versão brasileira da novela também contou com cinco CDs, lançados no espaço de tempo entre 1997 e 2001. Ou seja, mais ou menos um disco por ano. Como a nova versão deve ficar no ar apenas por um ano, lançar cinco CDs é o equivalente a mais ou menos um disco a cada dois meses.

Não sou nenhum especialista sobre o mercado fonográfico, e muito menos sei o quanto os CDs de “Carrossel” venderam bem para a emissora, mas o número parece um pouco alto demais. A novela anterior teve três CDs e isso já pareceu bastante.

Pelo menos não deve haver problema para escolher músicas para os discos. A trilha sonora de “Chiquititas” é composta de canções da primeira versão, músicas inéditas e clássicos da música brasileira. Música não vai faltar.
Fábio Garcia

As opiniões expressas aqui são de responsabilidade do autor do texto, e não reflete a opinião do blog Equipe Chiquititas.

Quem traduziu “Coração com Buraquinhos” como “Coração Entristecido”?

Reprodução / Telefé
Talvez você não saiba, mas além da versão de 1997 e a de 2013, outras duas “Chiquititas” diferentes foram exibidas no Brasil. Uma delas é a versão argentina original, exibida no Brasil no ponto de onde a nossa versão havia se encerrado. Já a outra é a também argentina “Chiquititas 2006”, chamada de “Chiquititas 2008” pelo SBT porque passou aqui em 2008, um remake comemorativo de apenas um ano com história diferente. Esse remake contou com músicas inéditas e novas versões de antigos sucessos da novela, e é disso que vamos falar um pouco.

“Chiquititas 2008” tinha uma história um pouco bizarra: a Carolina dessa temporada era uma empresária cruel que decide fugir da vida capitalista e se disfarça de maluca em um orfanato infantil. Até aí tudo bem, que nunca desejou fugir de sua vida para viver algo completamente novo?

Essa versão foi exibida no Brasil dublada em português (e serviu como base para uma versão exibida em Portugal) e uma das coisas mais legais era ver como ficaram os novos clipes das músicas clássicas. Uma delas, “Coração com Buraquinhos”, era uma das mais queridas pelo público quando apareceu na versão exibida em 1997, e confesso que fiquei muito ansioso para ver o clipe em “Chiquititas 2008”.

Infelizmente, a pessoa responsável pela tradução não teve a menor paciência de ir atrás da música original, e traduziu de uma forma diferente. “Coração com Buraquinhos” virou… “Coração Entristecido”. Sério, quem fez isso?

Confira o vídeo do “crime” abaixo:
Vale lembrar que até a versão portuguesa usou “Coração com Buraquinhos”.

Fábio Garcia

As opiniões expressas aqui são de responsabilidade do autor do texto, e não reflete a opinião do blog Equipe Chiquititas.

Mesmo em queda, audiência de “Chiquititas” não desanima

Reprodução / SBTA trama das pequenas órfãs segue em queda na audiência, mas isso é tudo implicância.
Embora tenha conseguido 14 pontos em sua estreia, “Chiquititas” nunca mais conseguiu retornar a esse patamar. A audiência foi caindo um ponto a cada dia, e ontem a trama deu 11 pontos de audiência. Lembrando que cada ponto equivale a 62 mil domicílios na Grande São Paulo.

Antes de sair por aí lamentando (ou comemorando) o fracasso da nova empreitada do SBT, lembre-se que a audiência média de “Carrossel” ficou nessa faixa e ainda sim é superior às outras audiências do canal ou do terceiro lugar de audiência.

Vamos ver como ficará a audiência quando ela for exibida sozinha, pois aí poderemos julgar com discernimento.

Fábio Garcia


As opiniões expressas aqui são de responsabilidade do autor do texto, e não reflete a opinião do blog Equipe Chiquititas.

Corre! O SBT colocou toda a trilha da nova “Chiquititas” em seu site!

Quer ouvir as novas músicas de “Chiquititas”? Então vem comigo porque o SBT colocou tudo no seu site.

Como parte da divulgação do primeiro CD de “Chiquititas”, a emissora do Seu Sílvio atualizou o site da novela com todas as músicas que devem entrar nessa primeira compilação. Mais que isso, ainda permite ouvir um pouco as músicas em amostras pouco generosas.

A lista revela que as músicas “Até Dez”, “Berlinda”, “Crescer”, “Igual aos Demais”, “Me Passam Coisas”, “Mentirinhas”, “O Chefe Chico”, “Remexe”, “Sinais” (a famosa música da bruxa fedida) e “Tudo Tudo”, presentes nos primeiros CDs da versão original, entraram na trilha sonora da novela. Todas as músicas (ouvidas com carinho por um fã da versão original: eu) ficaram bem feitas, embora “O Chefe Chico” esteja um pouco desanimada e “Mentirinhas” um tantinho irritante.

Na verdade, o que todos queremos ver loucamente é a nova versão desses clipes e, se possível, o glorioso retorno de uma das melhores músicas de toda a carreira fonográfica da novela: “Coração com Buraquinhos”. Tudo bem, parei com a empolgação.

Fábio Garcia


As opiniões expressas aqui são de responsabilidade do autor do texto, e não reflete a opinião do blog Equipe Chiquititas.

Clipe Chiquititas 2013 - Sinais

Chiquititas 2013 - Capítulo 5

Resumo "Chiquititas", 22/07/2013 à 26/07/2013 de Julho de 2013

Confira o resumo dos capítulos da novela Chiquititas da semana de 22 a 26 de julho no SBT. Nesta semana, Pata é transferida para o orfanato, mas não gosta nada do novo lar.
No capítulo 06, segunda-feira, 22 de julho – Mili (Giovanna Grigio) aprova a maquiagem de Ana (Giulia Garcia). Chico (João Acaiabe) fala para Ernestina que o castigo que ela deu nas meninas foi muito severo e que se Sofia (Liza Vieira) descobrir, não vai gostar. A zeladora fala ao cozinheiro sobre a história que as meninas lhe contaram, o mito da ruiva do banheiro. Chico confessa que não gosta de brincar sobre essas coisas. Carol (Manuela do Monte) pensa em uma maneira de conseguir o telefone do orfanato para ajudar Pata (Julia Oliver). Tobias (Pedro Lemos) sugere que a garçonete peça a Júnior (Guilherme Boury). Mosca (Gabriel Santana), Binho (Gui Vieira) e Rafa (Filipe Cavalcante) torcem para Carol conseguir ajudá-los. Paçoca (Rafael Miguel) aparece e irrita Mosca, que o culpa por sua irmã ter sido presa. Carol conta a Júnior sobre o que aconteceu com Pata e pede ajuda ao rapaz. Júnior tranquiliza Carol e se compromete a ajudá-la a resolver tudo. À noite, no orfanato, as meninas ajudam Ana a aprender a fazer caretas bem assustadoras. A garota fica com medo de não conseguir e acabar estragando a brincadeira. As meninas dançam para Ana se soltar e ficar mais tranquila. Ernestina se irrita com o barulho vindo do quarto das garotas e vai averiguar. Assim que entra no dormitório pede silêncio. A zeladora estranha ao ver Ana dormindo tão cedo, mas as meninas dizem que a colega estava exausta. Carol se preocupa com a demora de Júnior. Letícia (Amanda Acosta) tranquiliza a amiga. O rapaz chega ao Café Boutique e dá a notícia de que Pata sairá da delegacia e irá direto para o Orfanato Raio de Luz. As meninas convencem Ernestina a não descobrir Ana. A zeladora diz que espera que elas tenham cumprido o castigo, pois quer tomar banho no banheiro limpo e brilhando. Cris (Cinthia Cruz) e Tati (Gabriella Saraivah) se preparam para espionar Ernestina e ver o horário que a zeladora irá tomar banho. Mosca, Rafa e Binho esperam Carol na saída da loja, os meninos querem informações sobre Pata. Carol dá a notícia que a irmã de Mosca irá morar no orfanato. O garoto não gosta da ideia e diz que Pata precisa ficar com ele. Júnior e Carol tentam acalmá-lo, mas os garotos vão embora. Ao ver Carol triste, Júnior tenta tranquilizá-la e oferece uma carona. A garçonete aceita. Cris e Tati seguem Ernestina, a zeladora estranha o comportamento das duas amigas. Júnior leva Carol para casa. Os dois conversam sobre o orfanato e outras coisas. Ana está pronta para assustar Ernestina, mas está com medo. Mili pergunta se a amiga quer desistir, mas Bia diz que a garota precisa superar os seus medos. Cris e Tati entram no quarto para avisar que a zeladora está entrando no banho. No banheiro, Ana dá inicio ao plano para assustar Ernestina. A zeladora começar ver vultos e a ouvir coisas estranhas. De repente ao olhar no espelho, a mulher vê a ruiva do banheiro. Desesperada, Ernestina grita e corre. A zeladora encontra com Chico e conta tudo o que aconteceu. O cozinheiro não acredita e Ernestina o leva até o banheiro. Ao chegar em casa, Carol agradece a carona e por Júnior ter ajudado Pata. O rapaz fica observando a mocinha entrar em casa. Chico confere o banheiro e diz que não há nada no local. Ernestina, com medo, não entende e explica ao cozinho o que viu. Sem ter dúvidas, Chico acredita que o acontecimento deve ter sido armação das meninas. Furiosa, a zeladora vai ao quarto e diz que sabe o que elas fizeram. Ao ver Ana dormindo, Ernestina não entende, mas promete se vingar e contar a Sofia. A zeladora vai à sala da diretora e reclama do comportamento das garotas. Sofia tranquiliza Ernestina e diz que conversará com as chiquititas. Na casa dos Almeida Campos, Dr. José Ricardo (Roberto Frota) dá a notícia á família que Júnior ficará no Brasil e trabalhará na Café Boutique. Carmen (Giovanna Gold) não gosta da novidade. Carol, Letícia, Beto (Emílio Eric) e Dani (Carolina Chamberlain) jantam juntos. Eles recebem à visita de Clarita (Letícia Navas). A mocinha convida Beto para sair, mas ele recusa o convite. Clarita decide ficar e jantar. Mili aconselha as amigas para darem um tempo nas travessuras com Ernestina. Sofia dá a notícia que as meninas receberão uma nova moradora no orfanato. Entusiasmadas, as garotas fazem planos para dar boas vindas. Júnior pergunta a José Ricardo o que aconteceu com Miguel (Daniel Andrade). Seu pai diz que o rapaz pegou uma grave doença e faleceu. Júnior retruca dizendo que Valentina (Sandra Pêra) contou que Miguel morreu em um acidente de carro. José Ricardo, sem graça, desconversa. Júnior continua com o assunto e revela ao pai que Gabriela (Naiumi Goldoni), durante o sono, falou diversas vezes o nome de Miguel.
No capítulo 07, terça-feira, 23 de julho – Dr. José Ricardo diz achar estranho Gabriela se lembrar de Miguel, pois faz tempo que o rapaz deixou a casa. No dia seguinte, Carol e Beto chegam juntos no Café Boutique. Os irmãos conversam em frente à loja, quando Júnior chega e observa os dois de longe. O rapaz não sabe que Beto é irmão de Carol. Ao entrar na loja, Carol dá bom dia a Júnior, mas o rapaz não responde gentilmente e a garçonete não entende. Maria Cecília (Lisandra Parede) apresenta a nova sala de Júnior ao rapaz e passa todas as informações sobre a empresa. As meninas decoram o orfanato, com faixas e desenhos para a chegada de Pata. Ernestina fica agoniada com tanta bagunça. Mili dá a ideia de todas as amigas assinarem o desenho de Ana para dar a nova menina. Sofia chega ao orfanato com Pata. Mili dá boas vindas à garota, mas ela a ignora. Tati entrega o desenho que fizeram, mas Pata joga o papel no chão. As meninas a levam para conhecer o quarto e Mili mostra a cama que Pata irá dormir. Sofia deixa as meninas para que conversem e se enturmem. Chico pensa o que poderá fazer no almoço para receber a nova moradora. Ernestina diz que está preparada para ficar de olho em Pata. Mosca, Rafa e Binho vão ao orfanato tentar falar com Pata. Ernestina abre a porta e os garotos se escondem. Júnior e Maria Cecília descem no Café Boutique e Carol estranha às atitudes da mulher perto do rapaz. Do lado de fora do orfanato, os garotos planejam um plano para tirar Pata do lugar. Binho e Rafa resolvem procurar comida, mas Mosca decide esperar a irmã aparecer. Eduarda (Vírginia Nowicki) vai ao Café Boutique e senta a mesa com Júnior e Maria Cecília. O rapaz deixa as moças na loja e sobe para o seu escritório. Clarita percebe que Carol tem um olhar diferente para Júnior. Rafa e Binho fazem malabares no farol e Paçoca encontra os meninos. O malvado garoto diz saber o que eles precisam fazer para ganhar dinheiro. Paçoca diz que empresta o material, mas em troca ficará com metade do lucro. Eduarda pergunta a filha sobre como está o seu relacionamento com Júnior. Maria Cecília diz que percebeu que o herdeiro do Dr. José Ricardo está interessado em Carol. Inconformada, Eduarda dá a ideia de mandar a moça embora. A socialite chama a garçonete e faz uma extensa lista de pedidos. Letícia estranha, pois Eduarda nunca pediu tanta coisa. Chico serve a comida e pergunta se Pata gostou da refeição, mas a garota diz que está sem fome. Ao sair no jardim, à garota vê Mosca e fica feliz. O irmão pergunta como é morar no orfanato, mas Pata diz odiar o lugar. No almoço, as meninas zombam do comportamento da nova moradora e Chico chama a atenção de todas. Mili concorda com a atitude do cozinheiro. Mosca tranquiliza a irmã e diz que irá tirá-la do orfanato. Na cozinha, Chico deixa Pata a vontade e sai. Quando a garota se vê sozinha, come toda a comida e Chico observa satisfeito. Binho e Rafa lavam os vidros dos carros no farol, mas não conseguem nenhum dinheiro. Paçoca cobra a sua parte e diz que cobrará aluguel dos rodinhos e do sabão. Tobias prepara o pedido de Eduarda e entrega a Carol. A socialite deixa sua bolsa de propósito no caminho. A garçonete tropeça e deixa tudo cair no chão. Furiosa, Eduarda briga com Carolina e obriga Maria Cecília tomar algum tipo de providência. A filha de Eduarda pede que Carol suba em sua sala para conversarem. Pata separa comida para dar a Mosca, quando as meninas entram e a flagram na cozinha. Pata diz que está com fome e que irá comer tudo sozinha. Binho e Rafa voltam ao orfanato e encontram Mosca. Os garotos contam o que aconteceu entre eles e Paçoca. O garoto fica irritado, mas diz que precisam se concentrar no caso de sua irmã. Maria Cecília reclama e diz que Carol passou dos limites e inventa várias desculpas. A supervisora afirma que a garçonete precisa mudar sua postura para continuar no emprego. Ao sair da sala de Eduarda, Carol encontra Júnior. O rapaz pergunta se está tudo bem e a moça afirma que sim. As meninas acusam Pata de roubar toda a comida, mas Sofia diz que elas não podem julgar a atitude da colega, sem ouvir a versão dela. Pata afirma que não estava roubando, mas Bia não para de acusá-la. Sofia encerra a discussão e diz que no orfanato ninguém precisa brigar por comida.
No capítulo 08, quarta-feira, 24 de julho – do lado de fora do orfanato, os meninos esperam Pata com a comida. A menina avisa que não conseguiu pegar nada e pede desculpa aos amigos. Sofia vê Pata conversando com os meninos, mas ao questioná-la, a garota não diz quem são eles. A diretora respeita o silêncio de Pata. A nova chiquitita entra no banheiro. No mesmo momento Tati, Ana, Bia e Cris entram no lugar e começam a falar mal de Pata. Irritada com o que escutou, a garota aparece e sai do banheiro. As meninas ficam nervosas com a reação de Pata. Ela entra no quarto e começa a quebrar e bagunçar tudo. Na sala, as garotas contam para Mili e Cris o que aconteceu. Elas escutam um barulho no quarto e correm para ver o que está acontecendo. Ao entrarem, observam que o lugar está todo bagunçado. Pata diz odiar todas as garotas. Júnior pergunta para Maria Cecília o que ela estava conversando com Carolina. A moça diz que Carol é uma funcionária folgada, atrapalhada e irresponsável. O rapaz diz que acha a garçonete competente, mas Maria Cecília diz que está insatisfeita com o serviço dela. Os funcionários do Café Boutique tentam tranquilizar Carolina. Letícia convida as amigas para assistirem um filme, assim poderão acalmar os ânimos. Bia e Pata discutem, mas Sofia chega e aparta a briga das garotas. Pata diz não aguentar mais o lugar e a diretora a leva para sua sala. A garota fala para Sofia o quanto está sofrendo longe de seu irmão. A diretora diz que imagina o que a garota está passando, mas se ela não se adaptar vão levá-la para o reformatório. Carmen entra no quarto de Gabriela, rasga o desenho que a moça fez e a obriga tomar um remédio. Clarita visita Carol e Letícia. Elas conversam sobre os homens do Café Boutique. Beto chega em casa e diz que vai para uma balada, Clarita se convida, mas o rapaz desconversa. Rafa, Binho e Mosca conversam sobre como conseguir dinheiro para comprar comida. Rafa lembra os amigos que seu aniversário será no dia seguinte e que gostaria muito de ganhar um bolo. Os meninos dormem, mas Mosca não consegue pegar no sono, pois sente muita falta de Pata e relembram o momento em que os policiais a pegaram. As meninas se preparam para dormir e Pata chora, pois também sente falta de Mosca. Júnior chega em casa e pergunta sobre Gabi. Carmen diz que a garota está dormindo. O rapaz vai ao quarto da irmã, que ainda está acordada, e a coloca na cama. Júnior vê os desenhos que Gabriela faz. Pata levanta no meio da madrugada e decide fugir do orfanato. Júnior mostra a Carmen e José Ricardo o desenho de Gabriela. O rapaz acredita que sua irmã esteja tentando se comunicar e avisa que já marcou um especialista para Gabi. Chico vê Pata tentando abrir a porta para fugir e impede a garota de ir embora. A menina diz que no orfanato ela não tem amigos e o cozinheiro oferece a sua amizade. Chico pede as chaves de volta e promete que não contará nada para ninguém. No dia seguinte, as meninas tomam café da manhã e falam sobre o comportamento de Pata. Chico sente falta de Pata e pergunta as garotas onde ela está. Cris responde que a menina ainda está dormindo. Binho e Rafa acordam e percebem que Mosca sumiu. Os garotos ficam preocupados. Mosca aparece e dá os parabéns para Rafa. Os três amigos se abraçam. Júnior chega na loja da Café Boutique e encontra Armando (João Gabriel). Os dois são atendidos por Carol, quando Beto grita o nome da garçonete. Incomodado, Júnior avisa a moça que seu namorado está a chamando, mas Carol avisa que Beto é seu irmão. O rapaz fica feliz e satisfeito com a notícia. Clarita fala a Carol que percebeu que Júnior não para de olhar para ela. As meninas planejam um plano de vingança contra Pata. Tati dá a ideia de elas jogarem tinta na cabeça da garota e Bia diz que Mili terá que fazer isso, pois só assim ela provará que está do lado delas. Os garotos fazem malabares no farol e juntam as moedas que conseguiram. Paçoca aparece e cobra a divida que Binho e Rafa têm com ele, mas os meninos dizem que estão sem dinheiro. Mosca vai ao Café Boutique para tentar comprar algo com as moedas que conseguiram.
No capítulo 09, quinta-feira, 25 de julho – com saudade de Mosca, Pata senta no jardim do orfanato e fica pensativa. Clipe da música ‘Igual aos Demais’. No pátio, as meninas preparam a mistura da tinta para jogar em Pata. Mili e Cris se preocupam com a travessura que irão fazer. Tobias tenta agradar Maria Cecília, mas ela o ignora. Clarita aconselha o garçom, mas Tobias morre de amores pela supervisora. Mosca pede a Carolina um doce e mostra a ela suas moedas. A garçonete fala que o dinheiro do garoto não dá para comprar nada. No mesmo momento, Maria Cecília a chama e pede para ela não ficar de conversa com o garoto. Carol não concorda com a atitude de Maria Cecília e volta a conversar com Mosca. A garçonete diz ao garoto que pode ajudá-lo a comprar algo para ele dividir com Binho e Rafa. Letícia pergunta à amiga o que ela pretende fazer e Carol decide que irá comprar um bolo e dar de presente a Rafa. Gabriela desenha em seu quarto. Carmen fica irritada ao ver a garota desenhando e obriga Gabi a tomar dois comprimidos. A megera avisa Valentina que já deu o medicamento a garota e que é para deixá-la descansar. Sozinha no jardim, Pata sente falta de Mosca e pensa que o irmão não irá vê-la. Mili pergunta se a garota está bem e Pata a destrata. Carol entrega a Mosca o bolo e o garoto fica imensamente feliz e agradece à amiga. No farol, Binho e Rafa trabalham. Mosca chega e chama Binho, os dois amigos fazem surpresa para Rafa. Ao ver o bolo, o garoto se emociona e agradece aos amigos. Mosca dá a ideia de dividirem o bolo com Pata, Binho e Rafa concordam. As meninas terminam a mistura e decidem verificar onde estão os adultos, para que possam colocar o plano em prática. Os meninos chegam ao orfanato e encontram Pata. Os amigos cantam parabéns para Rafa. Morta corta e distribui o bolo. As crianças espionam Sofia, Chico e Ernestina e confirma que todos estão ocupados. As meninas se reúnem na sala e decidem colocar o plano em prática. Tati fica responsável em chamar Pata para o pátio. Pata diz aos amigos que sente falta deles. Tati chega e os meninos se escondem. A garota diz que Sofia está chamando Pata no pátio. Ao chegar, todas as meninas a esperam. Bia dá o comando para Mili entrar com o balde de tinta. A garota não tem coragem de jogar a tinta em Pata e Bia pega o balde de sua mão e despeja tudo na cabeça da nova moradora. Pata sai do pátio e as meninas se preocupam com a reação da garota. Toda suja de tinta, Pata entra na sala do orfanato, suja e quebra as coisas. As meninas entram na cozinha e Chico pergunta a elas se já fizeram amizade com Pata. As garotas dizem que não, pois a nova moradora é muito difícil. Pata entra no quarto das meninas e toda suja deita na cama de Bia. Ao entrarem na sala, as meninas observam tudo o que Pata fez. Ernestina fica inconformada com tanta sujeira. A zeladora pede que todas as meninas a acompanhe até o quarto. Ao entrarem, Bia se irrita ao ver Pata deitada em sua cama.
No capítulo 10, sexta-feira, 26 de julho – Júnior chega ao Café Boutique e Carol vai atendê-lo. Leticia e Clarita observam os dois. As meninas do orfanato se reúnem na sala. Sofia diz estar decepcionada com a atitude de todas. A diretora dá a notícia de que como Pata não conseguiu se adaptar ao Orfanato Raio de Luz, terá que ser levada para o reformatório. Valentina fica preocupada com o comportamento de Gabriela. A governanta acha um comprimido estranho no chão do quarto de Gabi e Carmen vê a cena. Pata, chorando, corre para o quarto. As meninas se preocupam e dizem a Sofia que podem ajudar Pata, mas a diretora diz que não tem mais jeito. Sofia pede às garotas que limpem toda a sala. As meninas ficam tristes com a situação, menos Bia. Carmen finge que não sabe o que aquele comprimido faz ali. Valentina diz que Gabriela está agindo de uma maneira estranha e a megera desconversa. Ernestina distribui os materiais para que as garotas comecem a limpeza. Clarita diz a Carol que Júnior ficou a observando o tempo todo. Letícia adverte Carolina e pede para amiga tomar cuidado. Todos vão embora, menos Carol que fica para fechar a loja. Quando todos saem, Júnior oferece carona à garçonete que aceita. Ernestina chama Pata para ajudar as meninas na limpeza. Bia se irrita ao ter que limpar a sujeita que a nova moradora fez. Mili pede a Ernestina para ir ao banheiro e a governanta permite. A garota vai à sala de Sofia para se desculpar e pedir uma segunda chance para as meninas e Pata. Feliz, a diretora diz que estava esperando esse pedido e pede para a garota ir chamar Pata, pois precisa conversar com as duas. Júnior e Carol imaginam como está sendo a adaptação de Pata no orfanato. O rapaz convida Carol para visitar a garota e a moça aceita. Sofia conversa com Pata e Mili juntas. A diretora pergunta a nova moradora se ela gostaria em ter uma nova chance. Pata diz que sente falta do seu irmão e Mili sugere que eles morem no orfanato. Sofia diz que o orfanato não aceita meninos. Pata decide ficar e tentar mais uma vez. Ao voltarem para casa, o pneu do carro de Júnior fura. Maria Cecília diz a Eduarda que não pode demitir Carol sem mais nem menos. A garota fala à mãe que nem sabe se gosta de Júnior. A socialite diz a filha que ela não pode deixar o rapaz escapar. Maria Cecília diz que já tentou, mas Júnior só quer saber de Carolina. Eduardo promete pensar em algum plano. Mili chega com Pata na sala e as garotas não entendem. Sofia avisa que a garota ficará no orfanato, Bia é a única que não gostar da notícia. A diretora pede que as meninas sejam amigas. Binho e Rafa acreditam que Pata deveria ficar no orfanato, pois lá ela está segura. Mosca não concorda e afirma que o lugar de sua irmã é ao seu lado. Carmen entra no quarto de Gabriela. A garota está dormindo e a megera diz que não deixará Júnior fazer com que a irmã melhore. Gabriela deixa seu travesseiro cair no chão e, ao pegar, Carmen tem a ideia de sufocá-la com o objeto.