sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Chiquititas não está abordando diabetes tipo 1 corretamente, entenda

Diabetes tipo 1 é uma doença crônica, auto-imune, não é provocada por má alimentação ou consumo de alimentos ricos em açúcar como o SBT mostrou essa semana com a personagem de Lorena Tucci, a Teca.

A doença é caracterizada pela destruição das células "betas" produtoras de insulina. Isso acontece por engano porque o organismo as identifica como corpos estranhos. A sua ação é uma resposta auto-imune.

A diabetes tipo 1 surge quando o organismo deixa de produzir insulina (ou produz apenas uma quantidade muito pequena). Quando isso acontece, é preciso tomar insulina para viver e se manter saudável. As pessoas que sofrem da doença precisam de injeções diárias de insulina para regularizar o metabolismo do açúcar. Pois, sem ela, a glicose não consegue chegar até  ás células, que precisam dela para queimar e transformá-la em energia.

Não se sabe ao certo por que as pessoas desenvolvem diabetes tipo 1, sabe-se que há casos em que algumas pessoas nascem com genes que as predispõem à doença. Mas outras têm os mesmo genes e não têm diabetes. Pode ser algo próprio do organismo, ou uma causa externa, como por exemplo, uma perda emocional. Ou também alguma agressão por determinados tipos de vírus como o cocsaquie.

Diabetes tipo 1 é mais frequente em pessoas com menos de 35 anos, mas vale lembrar que ela pode surgir em qualquer idade.

Saiba os principais sintomas:
Vontade de urinar diversas vezes, fome frequente, sede constante, perda de peso, fraqueza, fadiga, nervosismo, mudanças de humor, náusea, vômito.

Comente com o Facebook: