sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Chiquititas: confira os bastidores da novela

Muito amor atrás das câmeras
Enquanto não são chamados para gravar, Julia Olliver (Pata), Rayssa Chaddad (Bia), Filipe Cavalcante (Rafa) e Cinthia Cruz (Cris) posam nos corredores do SBT. Percorremos os estúdios e flagramos o que o elenco juvenil faz quando não está em cena. Dá uma olhadinha!
Prepara!
Nos fundos do estúdio 8 ficam os camarins dos meninos e das meninas. Na sala de cabelo e maquiagem, Lívia Inhudes ganhava os cachinhos de Vivi, sua personagem. Dois hairstylists, Paulo Alves Guimarães e Roberto Pereira, cuidavam das madeixas da pequena estrela. Enquanto se aprontava, a atriz dava uma última estudada nas falas.
Cuidado duplo
Na mesma sala que Lívia, Rayssa Chaddad estava sendo maquiada por Cidoca - apelido carinhoso que as crianças deram à maquiadora Maria Aparecida Tchilian Brito- e fazendo alguns retoques nas unhas com Marlene da Silva Ximenes. Vida de estrela!
Segredinhos de Mili
Quando Lívia acabou o make, foi a vez de Giovanna Grigio arrumar os cabelos. A intérprete de Mili contou que gosta de decorar as falas quando está a caminho do SBT, como se estivesse estudando para uma prova na véspera. "Eu prefiro não passar o texto antes da gravação, prefiro me distrair, pintar e ouvir música", contou ela, que personalizou seu armário no camarim com adesivos e frases fofas. Gigi ainda contou que costuma almoçar no caminho no carro do SBT, que costuma buscá-la na escola.
Mesa Raio de Luz
Em uma das salinhas, toda decorada com papel de parece que imita azulejos de cozinha, fica a mesa do Orfanato Raio de Luz da primeira versão da novela, uma relíquia que hoje as crianças aproveitam como mesa de estudo e desenho. Enquanto não está em cena, parte do elenco passa o tempo colorindo mandalas e conversando com os colegas. Na foto, Lívia Inhudes faz graça ao lado da produtora da novela, Nathalie Conovalow.
Rotina corrida
Gabriel Santana, que vive o Mosca, acorda às 6h30 da manhã para estar na sala de aula às 7h15. Pontualmente às 13h, ele já está na porta da escola, pronto para ir para os estúdios. Gabriel costuma almoçar rapidinho no restaurante do SBT e às 14h já começa a gravar. O ator revelou que não gosta de fazer a lição de casa lá, como algumas das crianças fazem. "Aqui tem muita gente e eu preciso de silêncio absoluto!", conta ele, que completa: "O SBT é praticamente minha segunda casa. Somos como irmãos". Enquanto não entra em cena, ele aproveita para mexer no celular ou colorir desenhos com o produtor Luiz Prudente.
O camarim das meninas
Sob o comando da camareira Nilza Lúcio, que está no SBT há 18 anos, o camarim das meninas é onde ficam todos os looks e onde elas se trocam. Nilza é responsável por deixar tudo separado para as Chiquititas se trocarem e entrarem em cena rapidinho.
Mínimos detalhes
Tudo organizado! Cada peça do figurino fica etiquetado com o nome dos personagens. A produção ainda tira fotos dos looks usados para não perder a referência de cada personagem e lista a ordem da troca de roupas no camarim.
Sala de espera
Os atores se espalham pelas outras salinhas também para relaxar, estudar as cenas ou simplesmente passar o tempo. Julia Gomes e Julia Olliver aproveitaram o espaço para treinar um pouco antes de serem chamadas pelos produtores para gravar.
Antes de entrar em cena...
Um pouco mais tarde, o elenco adulto começa a chegar. Paulo Leal, Manuela do Monte, João Acaiabe, Giovanna Gold e Guilherme Boury foram os escalados para o dia. Enquanto Acaiabe estava sendo maquiado por Jal Garcia, Manu brincava com o famoso Tio Chico. O ator contou sobre seu processo antes das gravações: "Não marco nada, para poder me preparar e entender a cena", contou.
Descontraída
Depois de se maquiar e fazer as unhas, Giovanna Gold, que vive a vilã Carmen, deitou no sofá da salinha para dar uma última revisada nas falas. A atriz revelou que, para decorar o texto, ela costuma escanear o roteiro e passar para o seu smartphone. Nas horas vagas, Giovanna pratica ballet, dá aulas de yoga e passeia com seu cachorrinho, Pólen.
Querida diretora
Intérprete da diretora Carol, Manuela do Monte, claro, tem uma rotina muito mais tranquila do que a das crianças, já que não frequenta a escola pela manhã como as crianças do elenco. Adepta da alimentação saudável, ela conta que sempre toma um suco verde antes de ir pra gravação e costuma ajudar as crianças a terem lanchinhos mais nutritivos.
Fã do elenco infantil
Par romântico de Manu do Monte em Chiquititas, Guilherme Boury também contou um pouco de seu dia. "Eu acordo, vou no banheiro.. ", brincou, gargalhando, mas depois falou sério: "Recebo o roteiro toda quinta, separo minhas cenas no domingo e estudo um pouco antes da gravação". Ele falou ainda que só minutos antes de gravar é que coloca o figurino para não amassar. "Sou pior do que as crianças, porque fico deitadão!", riu. Ele disse admirar a força de vontade e comprometimento do elenco infantil. "Elas vão para a escola e tem o profissionalismo de chegar na hora, depois de passar horas estudando. Tiro meu chapéu pra elas!", disse.
E... Ação!
Todo mundo pronto... é a hora de gravar! Sempre atento a cada fala e expressão das crianças, o diretor Luiz Piá orienta a cena do dia, gravada no cenário do orfanato Raio de Luz.

Comente com o Facebook: