quarta-feira, 1 de janeiro de 2014
Retrospectiva 2013: SBT, o rei das novelas infantis
Após uma aposta em 2012, o SBT conseguiu colher os frutos de seus investimentos em dramaturgia infantil ao emplacar duas novelas para o gênero em 2013.
Com uma produção econômica baseada em gravações com muita antecedência, “Carrossel” manteve o sucesso conquistado em 2012 durante metade do ano. O inesperado sucesso fez o SBT correr atrás de muita coisa na metade do caminho, como merchandising e lançamento de sucessivos CDs e DVDs, inclusive seguindo os passos de “Chiquititas” e colocando vários clipes musicais com as crianças da Escola Mundial.
E a trama da professora Helena foi arrastada até não poder mais, com medo da sucessora “Chiquititas” não corresponder às expectativas. Um medo comum, porém tolo: a novela das órfãs viria a fazer tanto ou mais sucesso que a antecessora, mantendo os bons índices de audiência na casa dos dois dígitos como há muito o SBT não via.
Com “Chiquititas” houve muito preparo, com seleção cuidadosa de atores e trilha sonora, além da venda mais efetiva de merchandising. A novela já foi ao ar com produtos nas lojas, e isso fez uma baita diferença para o canal: o número de produtos licenciados já supera o de “Carrossel” e temos apenas seis meses de novela no ar.
Como novela, “Chiquititas” consegue se sair melhor que “Carrossel” por dialogar com muito mais público. Dessa vez, os adolescentes também se vêm representados por personagens na faixa dos dezesseis/dezessete anos, sem se afugentar com as tramas envolvendo os personagens mais novos. “Chiquititas” é daquelas novelas interessantes para a família inteira, eu mesmo me divirto muito toda vez que assisto, e concordo que muitas vezes os diálogos parecem mais inteligentes que o de muita novela das 21h.
E o SBT pretende continuar com o filão: vem aí o desenho animado de “Carrossel” e o spin-off da novela, um seriado chamado “Patrulha Salvadora”. Já “Chiquititas” deve ser esticada até 2015 com a inclusão de novos órfãos e mais histórias recheadas de clipes musicais interessantes. Enquanto isso, o SBT começa já a pensar qual novela deve entrar no lugar. Correm por fora um remake brasileiro de “Carinha de Anjo” ou “O Patinho Feio”.
Texto por: Fábio Garcia.
Comente com o Facebook: