domingo, 26 de maio de 2013

Entrevista: Beto Silveira, preparador do elenco infantil de Chiquititas

Chiquititas vem aí! Isso todo mundo já sabe. O que pouca gente sabe é que por trás dessas inúmeras crianças que darão vida à nova versão da novela está um dos principais preparadores de atores e artistas do Brasil: Beto Silveira. Contratado pelo SBT para a novela, Beto Silveira foi o responsável por trabalhar com inúmeros atores em início de carreira, como Ana Paula Arósio, Flávia Alessandra, Débora Secco, Victor Fasano, Marcelo Serrado, Nanda Costa, Fábio Assunção e Humberto Martins. Até mesmo os apresentadores dominicais do SBT, Eliana e Celso Portiolli, já tiveram passagem por seu estúdio. Além disso, foi um dos responsáveis por implantar a Oficina de Atores da Rede Globo, na segunda metade da década de 80. Em entrevista exclusiva ao SBTpedia, Beto Silveira conta suas técnicas, os bastidores, como foi sua participação na primeira versão de Chiquititas, seu trabalho na atual versão e a rotina (ou falta dela) no convívio diário com as crianças da novela. Ficou interessado em conhecer mais desse grande preparador de elenco? Confira na íntegra:

SBTpedia: Beto, você é dono de um dos estúdios mais famosos de preparação de artistas e atores do Brasil, tendo passado por lá nomes importantes do próprio SBT, como Eliana e Celso Portiolli. Como funciona esse processo de lapidar um talento de um artista? Quais são as diferenças no trabalho de desenvolvimento de um ator e apresentador, por exemplo? 
Beto Silveira: A base do trabalho é a mesma, pois meu trabalho baseia-se no uso da ‘Imaginação Consciente’ que vai amplificar o autoconhecimento, fazendo nascer daí, além de pessoas mais felizes, o Ator, o Apresentador etc. Eu parto do princípio de que todos nós, em nossas vidas, nos comportamos de acordo com nossa imaginação. A diferença, é que em nosso cotidiano, a imaginação que gera nosso comportamento, é inconsciente. Na Arte deve ser consciente! Caminho no sentido de tornar o mais consciente possível o uso da imaginação de nossos alunos, através de exercícios como a ‘Imaginação Profunda’ por exemplo. Esse caminho serve para atores e apresentadores.
 
SBTpedia: Em 1994, Ana Paula Arósio estreava em novelas, através de Éramos Seis, no SBT. E você teve um papel importante no desenvolvimento dela como atriz. Verdade que foi o próprio diretor Nilton Travesso quem a inscreveu no seu estúdio? 

Beto Silveira: Foi sim! É muito importante que eu conte que o Nilton, além de um excelente Diretor, excelente pessoa, é um homem de visão muito dilatada! Ele apostou nela e me disse: ‘Me avise quando ela já puder gravar!’ A Ana Paula fez um ano e meio aproximadamente de aula, com uma seriedade muito grande!

SBTpedia: Já em 1997, esteve em seu estúdio a modelo e atriz Luiza Ambiel, que ficou marcada por ser a garota da Banheira do Domingo Legal e que, na oportunidade, pretendia seguir a carreira de atriz no SBT. Como você analisa essa questão de “marcas” de determinados artistas, muitas vezes em início de carreira, como mulheres frutas ou garotas molhadas? Acredita que isso pode ser um entrave ou traz um aspecto negativo para ser lembrado durante toda a carreira? 
Beto Silveira: Olha, eu não acredito em marcas, em marketing para atores. Eu aposto muito é no ser humano que ele (ela) é. Acontece que muitas vezes essas ‘marcas’ fazem o artista acreditar nelas... E todo Ser Humano é infinitamente maior que qualquer marca!


SBTpedia: Você participou do processo de seleção e escolha do elenco infantil ao lado da diretora de elenco, Márcia Italo? Quais personagens ou características foram as mais difíceis de se encontrar? 
Beto Silveira: Não! Não participei desse processo. Comecei no SBT no início de janeiro, e mesmo em dezembro, quando estava indo pegar os capítulos, sinopses, o elenco já havia sido escalado. Sei que a Márcia, além de perceber a competência dos atores escalados (tanto as crianças como os adultos) teve a preocupação de formar um elenco que tivesse a mesma ‘energia’ para o trabalho. O resultado está aí: Um trabalho delicioso!

SBTpedia: Você participou da equipe de Chiquititas na sua primeira versão e agora nessa nova edição, em 2013. Quais as principais diferenças e semelhanças você está notando de um trabalho para o outro? 
Beto Silveira: Na primeira edição de Chiquititas, eu não preparei o elenco. O Roberto Monteiro que era o produtor e já estava na Argentina, me pediu para fazer os testes das crianças aqui em São Paulo. O que aconteceu é que muitas crianças (haviam poucos cursos na época) eram alunos(as) meus e consequentemente trabalhei com eles antes de viajarem para Buenos Aires.


SBTpedia: A primeira versão de Chiquititas ficou famosa não só pela grande audiência e sucesso de produtos licenciados, mas também pelo lançamento de inúmeros atores mirins que iriam fazer carreira de sucesso na TV. O “elenco 2013” também vislumbra crianças tão talentosas quanto àquela versão? 
Beto Silveira: Olha, o elenco infantil de Chiquititas é sem dúvida nenhuma um elenco iluminado, um elenco profissionalíssimo. Percebam que durante pelo menos 2 meses, essas crianças iam todos os dias da semana ao SBT, para fazerem o nosso Workshop. E entravam de cabeça, num trabalho árduo até para adultos: 6 horas diárias! As crianças que já estão gravando, não estão mais no Workshop, mas temos ainda muitas crianças fazendo o Workshop para estarem prontinhas (ou pelo menos quase!) na hora de gravarem. Sem dúvida nenhuma, essas crianças se quiserem continuar suas carreiras, com esse brilho, esse profissionalismo todo, sem dúvida, terão carreiras brilhantes! Notem que não usei a palavra ‘talento’ usei a palavra ‘trabalho’, pois é no que eu realmente acredito!



SBTpedia: Como você está vendo essa linha adotada pelo SBT, com o sucesso de Carrossel e agora Chiquititas? Pensa que as novelas infantis é um filão que pode ser explorado por muito tempo pela emissora? 
Beto Silveira: Isso tem que ser muito pesquisado, e certamente já está sendo. Não é minha área, mas é evidente que podemos perceber que existem muito poucas coisas nas programações das televisões para as crianças, pré-adolescentes e adolescentes. Concorda?

SBTpedia: Você foi um dos responsáveis pela implantação da Oficina de Atores da Rede Globo, na segunda metade da década de 80. Acredita que agora, com o SBT apostando alto em novelas infantis, uma oficina dessas na própria emissora seria útil para facilitar e agilizar a escolha do elenco? 
Beto Silveira: Naquela época, no início da Oficina da Globo (hoje deve de estar diferente), nós contávamos só com o trabalho do Cécil [Cecil Thiré] e o meu, dois apaixonados pela Arte do Ator! Na verdade, o que está acontecendo neste momento no SBT, para a novela Chiquititas, já é uma Oficina de Atores. E mais: uma Oficina de Atores de primeiríssimo mundo. Existe uma imensa equipe, muito bem entrosada que vai preparando essas crianças. Somos pelo menos dez pessoas trabalhando em uma sintonia deliciosa para que tudo seja bem trabalhado, com bons resultados, sem sobrecarga nas crianças. Tudo foi e é planejado. Só para se ter uma ideia, além de nós preparando a interpretação dessas crianças, temos coreógrafo, fonoaudióloga, professor de canto, psicóloga, pedagoga (que auxilia as crianças durante os intervalos em suas lições e estudos das escolas), pediatra de plantão. E todas essas pessoas, seriamente apaixonadas por seus trabalhos! O SBT, também pensando nas mães (grandes parceiras nossas nesta aventura), fez uma ‘Casa das Mães’ para que elas tenham conforto durante os trabalhos de seus filhotes. E o mais bonito é que isso tudo não considerado um ‘luxo’ pela direção da novela, mas sim itens fundamentais para o bom desempenho dessas crianças! Outro dia postei em alguma das redes sociais, que é delicioso estar fazendo parte desse projeto. Mas mais do que isso, esse projeto implantado pelo nosso Diretor-Geral, Reynaldo Boury, acredito ser único na história da televisão brasileira!


SBTpedia: Conte para nós como é a rotina de um preparador de elenco infantil de uma novela. E como está sendo a divisão dos trabalhos com os diretores e o Ariel Moshe? 
Beto Silveira: ‘Rotina’ é o que não há. Cada dia é bem diferente do outro! Primeiro tivemos a fase de ser só Workshop, 6 horas diárias. Aí alguns (11) começaram a gravar e outros tantos continuam se trabalhando nas aulas. Com essa divisão, a Equipe também está em diversos lugares simultaneamente ou nas aulas, ou nos estúdios acompanhando as gravações. Alguns ficam com o querido Ariel Moshe, e outros comigo. Confesso que tive certo receio em trabalhar com as crianças no estúdio já nas gravações, pois estas tem um ritmo corrido, necessários roteiros longos etc. Mas fui surpreendido pela deliciosa parceria com os diretores da casa. Todos os diretores não só aceitam nossa colaboração, como nos tornamos parceiros! São vários diretores, comandados por Reynaldo Boury, e estamos todos falando a mesma linguagem! E mais que isso: caminhando juntos!

SBTpedia: Para finalizar, o que o público pode esperar de Chiquititas na tela do SBT? 
Beto Silveira: Eu espero sinceramente que CHIQUITITAS 2013 venha inundar as famílias (porque é uma novela para crianças e adultos) com uma história envolvente, cheia de amor, ternura, respeito. Da mesma maneira que vem sendo caminhado este processo de criação da Novela! Com Amor, Carinho e Respeito!

Fonte: SBTpedia

Comente com o Facebook: