sábado, 22 de agosto de 2015

Em entrevista, Matheus Lustosa revela: “Minha maior referência é o Tom Cavalcante”

Matheus Lustosa tem um currículo bastante extenso para sua idade. Mas talento simplesmente acontece e busca lapidação ao longo dos anos. Teatro, cinema, novelas, comerciais e carreira de modelo fazem parte do seu universo. O Brasil sempre soube abraçar muito bem seus talentos e com Matheus não será diferente.
Começou a modelar e atuar com sete anos. Essa decisão teve uma forte influência dos seus pais ou foi insistência sua para que eles o liberassem para exercer essas duas atividades? 
Matheus Lustosa:  Comecei modelar aos sete anos quando pedi para meus pais. Não foi influência deles. Foi a minha vontade. Olhei o anúncio de um desfile e pedi para me inscreverem, ai gostaram de mim e fui agenciado, e nunca mais parei. 
Como foi a experiência em participar de um filme de terror com o maior ator do gênero no país que é Zé do Caixão? É apreciador de filmes de terror em geral? 
Matheus Lustosa: Participar do Filme com o Zé do Caixão foi uma experiência muito boa e de um grande aprendizado. Não tive medo de fazer nenhuma cena e até curti brincar com a serra elétrica e comer um olho humano. No geral, não costumo assistir filmes de terror, mas para realizar meu trabalho como ator aceitei esse personagem que também se chama Matheus. 
Como funciona o “tempo” do cinema, da televisão e do teatro? Qual teve maior dificuldade em se adaptar para uma boa realização do trabalho? 
Matheus Lustosa: Olha foram experiências maravilhosas que tive o privilégio de ter na TV, teatro e cinema.  Na TV e no cinema é tudo muito corrido, temos que estar sempre com o texto e interpretação preparados, mas ainda podemos ter algum erro, pode voltar a cena e finalizar na edição. Mas no teatro não podemos ter erro e se acontecer tem que improvisar na hora por se tratar de um espetáculo ao vivo. Acho muito importante para o ator poder trabalhar na TV em comerciais e novelas, no cinema e no teatro assim terá experiências que irão com certeza enriquecer seus conhecimentos.
Você participou do musical da Broadway “A Família Addams“. Essa é uma linguagem no teatro que nos últimos anos vem ganhando muito espaço aqui no Brasil. Conte um pouco da rotina extensa de ensaios a qual foi submetido e qual critério indispensável para participar de um projeto desses? 
Matheus LustosaO Musical da Broadway A Família Addams foi um grande e inesquecível presente na minha vida. Nunca tinha feito teatro musical e tinha acabado de completar 10 anos. Tive que aprender muito. Nunca tinha feito uma aula de canto apesar de gostar de cantar e não tinha essa noção de apresentação ao vivo. A projeção da voz é diferente da TV e Cinema. A rotina era muito intensa, todo o dia a tarde ensaiava, mas aprendi muito rápido e a cada apresentação aprendia mais e mais. Como disse “fui picado pelo inseto do teatro musical” e me contaminei (risos).Para participar de um projeto desses tem que estudarbastante, ter foco e disciplina.
Qual mecanismo de memorização utiliza para decorar suas falas? Conta com ajuda de uma coach para ajudar na sua interpretação? 
Matheus Lustosa: Tenho muita facilidade para decorar meus textos. Decoro e sempre passo com minha mãe. Não tenho uma coach para me ajudar, mas com as experiências que já tive aprendi com as coachs que já passaram na minha vida, nos trabalhos que já realizei. 

Você participa da versão atual de Chiquititas, mas lá em 1997 a trama veio para o Brasil pela primeira vez e mobilizou um grande público, fazendo muito sucesso aqui. Teve curiosidade de assistir algumas cenas da novela e os clipes da primeira versão? 
Matheus Lustosa: Tive curiosidade para conhecer o personagem André da versão de 1997assim que fui aprovado para a novela Chiquititas. Mas depois começaram os workshops da novela e fui criando eu mesmo as características e perfil do André como personalidade, o que gosta de comer, cor preferida do André, signo dele, matéria da escola que mais gosta e olha que é muito diferente do que o Matheus gosta (risos). E foi assim que pude viver o André da melhor maneira possível. Nem tinha acabado  Chiquititas e já fui contratado pela Record para a novela Os Dez Mandamentos, para viver o personagem Bak. Ele é um garotoesperto, inteligente, amoroso e muito triste que vive um drama familiar. Tive ajuda dascoachs maravilhosas da Record e criei o Bak com suas características e perfil. 
Qual o ator ou atriz que admira atualmente? Qual sua maior referência?
Matheus Lustosa: Tive oportunidade de trabalhar com diversos atores que admiro e me inspiro como Marisa Orth, Daniel Boaventura, Cauã Reymond, Rodrigo Santoro e muitosoutros. Mas minha maior referência atualmente é o ator e humorista Tom Cavalcante do qual sou amigo e fã. 
Existem inúmeras histórias de atores mirins que acabam não emplacando na carreira em sua fase adulta. Qual o seu diferencial para isso não acontecer com você? 
Matheus Lustosa: Eu tenho o sangue de atuar correndo muito forte em minhas veias, amo atuar mais que tudo na minha vida e sempre estarei lutando para continuar atuando e mostrando meu trabalho e aprendendo cada dia mais. Meu diferencial é que eu escolhi ser ator. Curto muito atuar, para cada novo trabalho faço teste e quando não sou aprovado não desanimo. Volto a estudar me preparando a cada dia para outros que virão. Penso que quem foca busca, quem busca se prepara e quem se prepara conquista.

Comente com o Facebook: