sexta-feira, 13 de junho de 2014

Chiquititas - Capítulo 240

Nesta Segunda: Renata desmascara Mili na frente de todos ao tirar a peruca

Chico segue Matilde, que finge ser Ernestina, até a igreja. Ele pensava que ela mentia sobre a igreja e que na verdade estava indo encontrar um novo namorado. Porém, Matilde vai até a igreja tentar se encontrar com o homem que anda lhe chantageando (Miguel). Eduarda e Shirley Santana vão até um samba na comunidade. Matilde mente para Miguel e diz que o nome da menina que é neta de José Ricardo é Marian. Trata-se de uma menina que já foi adotada, mas que na verdade não é neta de José Ricardo. A mãe de JP convida Açucena e Renata para jantar com a família do garoto. Renata desmascara Mili na frente de todos ao tirar a peruca dela. No orfanato, Bia assume que foi a culpada pela máquina de cheiro ruim. Miguel decide que precisa ir atrás de Marian para ter certeza que ela é sua filha. JP vai atrás de Mili no orfanato para saber o motivo que a levou fingir ser Açucena. Mili explica e JP compreende. Na escola, os encrenqueiros dizem que Bia entregou a eles a máquina do cheiro ruim. Pata fica brava com Bia.

Vem por aí: JP pede Mili em namoro

A ideia de inventar outra personalidade – Açucena – deixa Mili (Giovanna Grigio) em maus lençóis. É que durante um jantar na casa de JP (Renê Thristan), Renata (Bruna Martins) arranca a peruca da menina e revela sua verdadeira identidade.

 Há um constrangimento geral e o rapaz, intrigado com o que viu, vai saber porque Mili se passou por outra pessoa. A chiquititase explica e o músico compreende. Depois, quando a jovem conta que recebeu um convite para estudar fora do país, JP se declara a Mili e a pede em namoro. 

Ao saber da novidade, Mosca (Gabriel Santana) fica uma fera – o garoto acusa a amiga de só se interessar por garotos ricos, o que faz com que Mili fique magoada, já que ele não a deixa se explicar.

Maisa, Sophia Valverde e Amanda Furtado brincam com Silvio neste domingo

No Programa Silvio Santos deste domingo, 15 de junho, o "Jogo das 3 Pistas" terá a participação de Maisa Silva competindo com Sophia Valverde e Amanda Furtado, que interpretam respectivamente Maria e a boneca Laura em Chiquititas. As atrizes conversam com o apresentador antes do jogo e terão que acertar o maior número de palavras com o menor número de dicas para vencer a competição.

Confira as melhores frases do "Jogo das 3 Pistas":
• Você está bem? (Silvio para Maisa)

• Eu estou, Silvio, e você? (Maisa para Silvio)

• Eu vou indo... Porque você sabe que feliz é você, que está começando sua segunda fase da vida. Porque a vida se resume em quatro fases: das crianças, dos jovens, da meia-idade e depois dos 70, que é a fase das doenças, fazer o quê? (Silvio brinca com Maisa)
• O Liminha não está escrevendo direito... Ele falou que era uma boneca, aí entram duas meninas, não estou entendendo. (Silvio brinca com Sophia e Amanda)
• Na novela Chiquititas eu sou a boneca Laura, mas na vida real eu sou a Amanda. (Amanda para Silvio)
• E eu sou a Maria, mas na vida real sou a Sophia Valverde. (Sophia para Silvio)
• Ah, vocês trabalham na Chiquititas, que é uma novela do SBT, verdade... O diretor mandou vocês aqui porque disse que na novela vocês são muito peraltas, então ele hoje trouxe vocês duas para tomar um banho da Maisa. (Silvio brinca com Amanda e Sophia)
• Vai voltar a novela Carrossel, reprise... É, eu estou sem dinheiro para fazer novela. Você está pensando que eu pego dinheiro no jardim do SBT? Aumentaram o aluguel da minha casa... (Silvio brinca com Maisa)
• A minha casa não é de aluguel. (Maisa para Silvio)
• Claro, rico é assim mesmo. (Silvio brinca com Maisa)
• Mas não é você que paga meu salário? (Maisa brinca com Silvio)
• Silvio, eu tenho muitos fãs na minha escola e eles me perguntam por que você só deixa entrar mulher no seu auditório... (Maisa para Silvio)
• Não, mas tem vindo uns cabos e sargentos da polícia montada do Canadá. (Silvio brinca com Maisa)

Em dia de Copa do Mundo, “Chiquititas” garante a vice-liderança isolada

A novela exibida no SBT na noite desta quinta-feira, dia 12/06, venceu o principal telejornal da emissora concorrente e conquistou a vice-liderança isolada no ranking geral das audiências.

No horário em que foi ao ar, das 20h31 às 21h24, ‘Chiquititas’ marcou 9,3 pontos de média, 15,3% de share e 10,9 pontos de pico. Na mesma faixa horária a emissora terceira colocada registrou 6,9 pontos com a exibição de seu principal telejornal.

Cada ponto equivale a 65 mil domicílios na Grande São Paulo. Os números acima são consolidados e servem como referência para o mercado publicitário.

Dramaturgia do SBT sofre com indefinições e prejudica o ritmo de “Chiquititas”

Enquanto a Globo já trabalha na pré-produção de suas novelas de 2016, o SBT sequer decidiu qual será a substituta de “Chiquititas”, que ainda não possui data prevista para chegar ao fim.

Apesar do excelente desempenho de sua dramaturgia infantil – vice-líder absoluta de audiência desde 2012 -, a emissora de Silvio Santos ainda não conseguiu imprimir um ritmo de trabalho a longo prazo e o setor vive cercado de indefinições.

De acordo com o colunista Flávio Ricco, a única certeza acerca da substituta de “Chiquititas” é que ela manterá a temática infanto-juvenil e também será escrita por Íris Abravanel e sua equipe. A adaptação brasileira de “Patinho Feio” – novela argentina de grande sucesso – continua sendo citada como a mais provável eleita da emissora.

EFEITO COLATERAL

A incerteza acerca do futuro começa a prejudicar o ritmo de “Chiquititas”, já que sua autora não sabe por quantos capítulos a trama permanecerá no ar e, portanto, não consegue definir o ritmo ideal para conduzir a ação da novela.

Em seus últimos meses, “Carrossel” sofreu com o mesmo problema e passou a apelar para tramas secundárias e inserir inúmeras reprises de cenas antigas durante capítulos inéditos.

Aos 83 anos, diretor de “Chiquititas” descarta aposentadoria: “Globo tentou”

A disciplina e o vigor para o trabalho de Reynaldo Boury são invejáveis para seus 83 anos. À frente do setor de teledramaturgia do SBT e diretor geral dos remakes de Carrossel e Chiquititas, ele é o primeiro a chegar ao estúdio, cobra comprometimento do elenco e está sempre atento aos detalhes. Ele acredita, inclusive, que vive um dos melhores momentos de sua carreira.

"Eu achava que já tinha feito de tudo. Mas a vida me surpreendeu e foi generosa. Fazer sucesso com o público infantil a essa altura é um privilégio", analisa o diretor, referindo-se à repercussão e boa audiência das últimas produções lançadas pela emissora.

Natural de São Paulo, Boury impressiona por sua experiência com os bastidores de TV. A estreia foi há exatos 60 anos, como auxiliar de câmera da extinta Tupi. Ao longo do tempo, integrou a equipe de direção de novelas como Redenção, a épica trama de 596 capítulos da Excelsior, e sucessos globais como as duas versões de Irmãos Coragem, Sinhá Moça, Tieta e Meu Bem, Meu Mal.

Aposentado pela Globo em 2000, o diretor não conseguiu ficar parado e foi produzir novelas e passar seu conhecimento para profissionais na Angola. A volta ao Brasil só aconteceu em 2010, quando foi chamado pelo SBT para assumir a pífia teledramaturgia do canal na época.

"As coisas iam acontecendo sem muito controle ou perspectivas. Com o sucesso das tramas infantis, a emissora se prepara para reestruturar e investir ainda mais no setor de novelas", adianta.

Você completou 83 anos no último mês de março. Aposentadoria é um projeto distante?
Reynaldo Boury - A Globo já me aposentou. Quer dizer, tentou (risos). A verdade é que continuar trabalhando me mantém vivo e faz muito bem. Eu já tentei diminuir o ritmo no SBT, mas o setor de teledramaturgia da emissora, enfim, engrenou. Na passagem de Carrossel para Chiquititas, fiquei sem férias, acompanhando tudo de perto. É claro que tenho uma equipe gigante que me ajuda, mas ainda sou o primeiro a chegar ao estúdio.

Depois de alguns meses registrando menos audiência que Carrossel, Chiquititas agora consegue se manter melhor no Ibope, marcando média de 13 pontos. Em algum momento, pensou em abandonar o projeto?
De jeito nenhum. A novela é um grande sucesso comercial. Pelo SBT estar melhor preparado em termos de marketing e mercado, o faturamento é tão bom quanto da trama anterior. E achamos normal que a audiência começasse mais tímida devido ao êxito de Carrossel. Acreditamos tanto no projeto que, até hoje, a gente tenta incrementar a história, inserir novas possibilidades e personagens. Chiquititas tem fôlego e espaço na grade para ficar até os 455 capítulos.

Você é famoso por ter dirigido Redenção, novela exibida pela Excelsior em 1968 e que durou 596 capítulos. O que acha da longa duração de Chiquititas em tempos onde as novelas da Globo estão diminuindo de tamanho?
Acho que são produtos diferentes. A Globo está tentando reconquistar seu público noveleiro. O SBT quer manter as crianças por perto. Chiquititas não é uma telenovela tradicional e monótona, sempre está acontecendo alguma coisa e está em dia com o cotidiano das crianças. Nosso trabalho em manter a equipe unida e motivada é intenso.

Como isso é feito?
Montamos todo um aparato para o elenco infantil conciliar da melhor forma possível a escola e o trabalho nos estúdios. E claro que o sucesso da trama deixa todo mundo com mais vontade de fazer parte disso. O mais difícil é lidar com os pais das crianças. Esses são os que mais atrapalham meu trabalho e nunca estão satisfeitos (risos).

A última trama de temática adulta dirigida por você foi Amor e Revolução, de 2010. Sente falta de trabalhar para outro tipo de público?
Com certeza. Mas isso é algo que já está sendo arquitetado pelo SBT. A ideia é ter um segundo horário de novelas, para conquistar os pais que assistem às tramas infantis com seus filhos. A gente queria fazer isso já este ano, mas a emissora achou melhor adiar por causa da Copa e das eleições, o que vai concentrar os investimentos em programas voltados para estes dois temas. Portanto, em 2015 teremos uma nova trama infantil ainda não escolhida e outra novela de perfil mais adulto.

Fotos mostram elenco de Chiquititas torcendo pelo Brasil

Brasil venceu o primeiro jogo da Copa do Mundo na tarde desta terça, 12 de junho. Em casa, na rua, com a família, com os amigos, foi assim que o elenco de Chiquititas torceu pela seleção:

“Chiquititas”: Junior descobre foto antiga de Mili com José Ricardo

Mili pode estar mais próxima de descobrir família
As armações de Carmem (Giovanna Gold) e Matilde (Carla Fioroni) podem estar com os dias contados. As duas vilãs sabem que Mili (Giovanna Grigio) é neta do falecido José Ricardo (Ricardo Frota), mas escondem de todos essa informação.

No entanto, Junior (Guilherme Boury) vai chegar perto de descobrir o segredo. O rapaz encontrará uma foto antiga do pai em que ele está com a menina do Orfanato Raio de Luz.

Mais tarde, o jovem vai até a instituição e entrega a lembrança para Mili. As cenas estão previstas para serem exibidas no capítulo desta sexta-feira (13) de “Chiquititas”.

Chamada do Capítulo 240 de Chiquititas (13/06/2014)