quarta-feira, 12 de novembro de 2014
“Silvio Santos fez brincadeira (com cabelo de atriz de “Chiquititas”) sem maldade”, diz assessoria do dono do SBT
Quem assistiu o Teleton, a partir do momento que Silvio Santos, entrou percebeu que o dono do SBT estava afiado e disposto a causar. O caso da atriz Julia Oliver, a Pata de “Chiquititas”, foi apenas uma das várias gafes que o apresentador cometeu e é injusto não citá-las. Quem criticou SS por sua postura com a jovem atriz não viu o programa o inteiro ou aceitou as brincadeiras indelicadas com os outros.
Logo que entrou distribuindo bombom, o “patrão” se deparou com uma menina de 7 anos, com tamanho de 2 anos, numa cadeira de rodas. “Nossa! Como você pequena! É anã? Nunca vi uma menina tão pequena assim. O que houve?”. Quando a música parou, ele foi pegar a garota no colo. “Deixa eu te pegar, vem cá. Está de cinto?”. Neste instante, a mãe tentando controlar a emoção (e um desastre, claro) disse que a filha tinha ossos de vidro, o que fez SS tomar mais cuidado. “Ela não cresce? Não vai crescer mais?”, questionou. A mãe explicou que a garotinha poderá chegar a ter 1m40 na fase adulta.
Ele foi indelicado? Para quem ligou a TV naquele instante pode ter sido, sim. Afinal, era o Teleton e o que não faltavam ali eram crianças especiais. Ele não sabia? Sabia, óbvio, mas fez graça. Quis causar. A gente pode gostar ou não.
Quando a dupla Téo & Edu entrou no palco, o apresentador começou a disparar frases que fariam qualquer genro perder o chão. Edu é casado com Silvia Abravanel, uma das filhas de SS. O patrão começou a dizer que ninguém conhecia a dupla, que os irmãos só cantavam músicas dos outros e que só apareciam no SBT. E os meninos lá tentando explicar que eram conhecidos no Sul, que estavam tentando fazer sucesso em outras regiões do país etc. Silvio, então, vira e fala algo assim: “Bom, na política isso tem um nome, como é? Ah, sim, nepotismo! É nepotismo porque vocês estão vindo aqui divulgar o trabalho de vocês”. Deus!
Com Eliana, ele também não foi fácil. Disse que ela não arrumava ninguém, fez brincadeiras com a história dos dedinhos etc. Quando as crianças de “Chiquititas” entraram, ele continuou soltando suas pérolas. Chamou KaíKe Francisco de anão e perguntou se era irmão de Jean Paulo, o Cirilo de “Carrossel” (como se todo garoto negro e ator tivesse de ser irmão). Quando a pequena Sofia Valverde comentou que SS é engraçado, o apresentador disse: E você que está com esse cabelo, como acha que está?”. Precisa dizer que a menina ficou para lá de sem graça?. Deus!
Enfim, ele chegou em Julia Oliver. Como foi amplamente divulgado, o dono do SBT perguntou: “O que você quer ser quando crescer? Julia respondeu: “Eu quero ser atriz e cantora”. Silvio emendou: “Com esse cabelo?”. Julia, espantada (e, não sem graça), disse: “Como assim?”. Em nenhum momento, ela mostrou vergonha do cabelo encaracolado ou crespo, como queiram. Foi até até altiva e irônica.
O assunto “cabelo da Pata” tomou conta das redes sociais, a atriz se posicionou e a assessoria de Silvio Santos disse o seguinte para o blog: “Foi uma brincadeira sem maldade”. E acrescentou que Silvio brinca sempre, mas “infelizmente existem pessoas que não têm senso de humor”.
Em um país, onde o preconceito impera, mesmo que digam que não, fazer esse tipo de brincadeira não ajuda. É verdade. Mas também é verdade que muitas meninas negras ouvem isso todos os dias e, às vezes, das mesmas pessoas que criticaram Silvio Santos. Felizmente, grande parte das crianças negras hoje adora seu cabelo, sabe cuidar e não se importa com que as pessoas dizem. Também há quem tenha dificuldade de lidar com isso seja ela negra, branca, amarela, mestiça… Não é Silvio Santos que vai mudar essa realidade.
O blog não está defendo Silvio nem criticando. Acontece que ele rasgou o verbo com outras pessoas, mas ninguém reclamou da “brincadeira” com a menina deficiente, ninguém disse que ele exagerou com o genro, com a criança de Maria Chiquinha, com o ator baixinho. Por qual motivo? Ou como diria, Julia Oliver, como assim?
Comente com o Facebook: