sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Perfil fake de Gabriela Saraivah é usado para atrair crianças no Facebook

Na última semana, a contadora Fleurise Amorim, de Campina Grande, na Paraíba, decidiu acompanhar o que a filha de oito anos fazia enquanto usava a rede social. Foi então que percebeu que a menina conversava no bate-papo com um perfil com o nome de Gabriela Saraivah — o mesmo da atriz que interpreta a personagem Tati, da novela Chiquititas, do SBT. A divulgação da prática criminosa na internet chamou a atenção de milhares de pessoas no Facebook.

Fleurise estranhou e decidiu acompanhar de perto a conversa. O perfil — que utilizava até a imagem da atriz — parecia suspeito, já que não trazia quase nenhuma informação sobre o usuário. Foi quando a pessoa, se passando pela atriz, disse que estava fazendo uma seleção para atores mirins que poderiam participar das gravações do seriado e pediu para que a filha dela ligasse a webcam e ficasse de pé. Imediatamente, a mãe interveio e disse que chamaria a polícia caso a pessoa não se identificasse. Desde então, Fleurise e a filha foram bloqueadas e não tiveram mais informações sobre a pessoa que tentava dar o golpe.

— Nesse dia eu estava doente e não fui trabalhar. Fiquei em casa com a minha filha e acompanhei, como sempre faço, as coisas que ela fazia no Facebook. Ela recebeu uma notificação de um amigo que tinha curtido esse perfil, achando que era da Gabriela Saraivah, e decidiu curtir também. Logo depois, a pessoa mandou uma mensagem pedindo para ela ligar a webcam e percebi que se tratava de um golpe — conta Fleurise, que ficou assustada com o que aconteceu.
Veja a conversa:
Facebook não ajudou
Depois do ocorrido, a mãe conseguiu denunciar o perfil como falso para a administração do Facebook, mas não conseguiu ter mais detalhes para registrar o caso na polícia. Ela, então, decidiu compartilhar o caso em seu perfil na rede social. Até a publicação dessa matéria, a história já havia sido compartilhada por mais de 40 mil pessoas. A repercussão do caso também pegou Fleurise de surpresa, já que a intenção dela era divulgar o golpe para um grupo de mães do qual ela faz parte.

— A repercussão me assustou um pouco. Muitas pessoas vieram falar comigo sobre o caso e não consegui responder todas. Eu fiz o que eu faço todos os dias e recomendo para todas as mães. Eu pego, diariamente, o notebook dela e confiro com quem ela conversou, o que ela curtiu. Converso sempre sobre o que pode e o que não pode fazer nas redes sociais. Ela sempre me pergunta antes de adicionar uma pessoa. Nesse dia, por acaso, ela viu a curtida de um amigo e decidiu fazer o mesmo. Ainda bem que eu estava em casa — revela a mãe.

De acordo com Juliana Saraiva, mãe de Gabriella, a atriz tem apenas uma página oficial no Facebook, além de perfis no Twitter e no Instagram. Todos eles são administrados por Juliana.

Comente com o Facebook: