segunda-feira, 16 de junho de 2014

SBT precisa amadurecer para poder crescer sua teledramaturgia

Nos últimos dias, surgiram notícias na mídia de que o SBT, assim como a Record, pretende lançar em 2015 um segundo horário de novelas em sua grade de programação, porém desta vez, um horário com tramas adultas.

No atual momento, para ter um novo horário de novelas, muita coisa tem que mudar na emissora de Silvio Santos. O canal ficou anos sem produzir novelas, até que resolveu lançar “Carrossel” em 2012, que se tornou um sucesso, devido a aposta de um público que estava completamente esquecido pela televisão brasileira. As crianças aprovaram, e fizeram da trama infantil um sucesso. Mas apostar em mais do mesmo (mais uma novela para adultos) pode ser um erro.

Primeiro que se a emissora quer investir, tem que contratar profissionais, da área técnica, atores, e principalmente autores. Não dá para Iris Abravanel escrever tantas novelas seguidas. Já foi um erro a autora escrever “Chiquititas”, pois com duas tramas infantis seguidas, em alguns momentos apresentaram tramas completamente semelhantes, como o caso da Ernestina procurar um namorado na internet, assim como a diretora Olivia de “Carrossel”.

Outro problema é viver sempre na sombra da Televisa. Não há nenhum problemas em produzir remakes, o problema é só produzir remakes. Em toda sua história de teledramaturgia a emissora sempre mostrou uma preguiça de pensar e criar novas histórias, sempre preferiram conteúdo pronto e readapta-los. Foi assim com “Esmeralda”, “Chiquititas”, “Cristal”, “Maria Esperança”, e por aí vai, a lista é enorme. Confesso que não me lembro de nenhuma trama totalmente brasileira produzida pela emissora.

Essa decisão em querer novamente competir é muito boa, tanto para os telespectadores, como para os profissionais dessa área de dramaturgia, que por muitas vezes tiveram apenas a Globo como opção de trabalho. Hoje o mercado está mais aquecido, e se o SBT planeja entrar em um mercado de novelas adultas que hoje é representado pela Record e principalmente pela Globo, a palavra certa é investir.

Comente com o Facebook: