domingo, 13 de abril de 2014

Entrevista: de A a Z com Manuela do Monte

Intérprete da diretora Carolina, no remake da novela Chiquititas, do SBT, a atriz gaúcha Manuela do Monte, de 29 anos, diz que adora crianças, mas ainda não teve vontade de ter filhos. Atualmente morando em São Paulo, ela gosta de cultivar hortaliças e, com elas, faz suco verde todas as manhãs.

A - Alegria
Esse tempero é encontrado em cada um de nós. Procuro fazer tudo com alegria. O que me deixa de mau humor é quando quero falar com alguém e a pessoa não atende o telefone.

B - Bicicleta
Morava em um bairro, em Santa Maria (RS), que tinha muitas crianças e a gente saia pedalando. Hoje, minha bicicleta é uma Monark Tropical, da década de 1980, que comprei usada.

C - Criança
Procuro sempre manter viva a criança que há dentro de mim. Não é à toa que tenho seis afilhados. Amo criança, fazer Chiquititas é uma alegria. Mas ainda não despertei para a maternidade. Não descarto, mas não é um sonho.

D - Desapego 
Ele traz leveza para a vida e para as relações. Sou muito afetiva, mas procuro não depender emocionalmente dos meus afetos.

E - Equilíbrio 
É o que busco para minha vida. Tanto no trabalho, como na saúde, nas relações sociais. Procuro me manter serena para estabelecer esse equilíbrio.

F - Folhas
Me alimento muito com folhas. Tomo suco verde toda manhã e capricho nas hortaliças. Em casa, planto guaco, funcho, hortelã, capim santo, melissa, cidreirinha, orégano e poejo.

G - Gratidão
Sou grata a tudo que vivi. Aos amigos da minha cidade, que sempre permaneceram comigo, os que encontrei pelo caminho, a minha família, que sempre me apoiou e nunca contestou minhas opções de vida. Aos personagens que já fiz e até os testes em que não passei.

H - Horta
Meu sonho é ter uma horta. Na casa da minha avó tem uma. Ela conta que, quando eu era pequena, pegava a cenoura da terra, limpava no vestido e comia.

I - Impunidade
Há pouco mais de um ano, teve uma grande tragedia em Santa Maria. Muita gente morreu na boate Kiss e, de alguma forma, isso se estende até hoje, mas ninguém foi efetivamente responsabilizado.

J - Junção
Adoro juntar os amigos para qualquer coisa, até para não fazer nada. Gosto de passear com eles ao ar livre, no parque, na praia.

L - Lixo
Precisamos rever o conceito de lixo e repensar sobre o que descartamos. Separo o lixo orgânico na minha casa e só o descarto porque não tenho horta. E o material reutilizável, quando não consigo usá-lo novamente, lavo e guardo para a coleta seletiva.

M - Manoel de Barros
Assisti a um documentário sobre esse grande poeta, no qual ele dizia que queria comprar o próprio ócio. Acho que também quero comprar o meu.

N - Natureza
Natureza é Deus. Não sei se é porque estou morando em São Paulo, onde a gente faz um movimento maior para chegar até ela, que acabo sentindo falta.

O - Originalidade 
Acho muito bonito que se banca dentro do próprio estilo e fora do senso comum. Gosto do que é original.

P - Pôr do Sol
Adoro curtir o pôr do sol. É um espetáculo democrático, que não custa nada.

Q - Quintal
Ainda vou ter meu grande quintal. Enquanto isso, me contento com o miniquintal que tenho no meu apartamento, onde cultivo algumas hortaliças.

R - Responsável 
Qualquer atitude que a gente tem, conosco, com o outro, com o mundo, tem que ser praticada com responsabilidade. Sempre fui muito responsável.

S - Simples
A expressão da simplicidade me emociona. Sou simples na maneira de levar a vida, de me vestir e de decorar o meu apartamento.

T - Tom
É o nome de um livro de um personagem do escritor André Neves. Ele trabalha a expressão da imagem, da palavra de uma maneira tocante e inteligente. 

U - Universo
Está tudo interligado, qualquer ação que a gente realiza reverbera num todo que é o universo.

V - Vó
Minha avó Dite é o grande amor da minha vida. É nela que penso em todos os momentos que preciso de força, serenidade. Ela está na flor da idade, no alto de seus 94 anos.

X - Xícara
Gosto de comprar xícaras em brechó. A decoração fica bem charmosinha porque elas são todas diferentes. Essa é a do Pequeno Príncipe, sou apaixonada por ele.

Z - Zanzar
Pela praia, pela rua, fazendo um caminho diferente para ir para casa. É um exercício que estimula bastante minha criatividade. É como uma pesquisa, ficar observando. 

Comente com o Facebook: