terça-feira, 22 de outubro de 2013

Você até pode ser rebelde, mas estude direitinho, tá?

Montagem / Redação POP
Algumas novelas acabam gerando alguns merchandisings… estranhos.


As novelas juvenis têm dois objetivos principais: em segundo plano está a tentativa de introduzir a cultura da novela para os mais novos, assim no futuro eles assistirão uma novela das nove e vão garantir a audiência de todo dia das emissoras. Já em primeiro plano está a máxima de ganhar dinheiro das maneiras mais safadas possíveis, possivelmente lançando qualquer quinquilharia com os personagens da novela estampados. E nem precisa fazer sentido.


A Tilibra, por exemplo, acaba de lançar cadernos da novela mexicana “Rebelde”, o que vai contra a filosofia da série de ser rebelde a todo custo. Felizmente o folhetim ganhou outros produtos mais condizentes com sua história, como CDs e DVDs com capítulos.
Curiosamente, algumas novelas da Globo para adultos já tentaram licenciar uns produtos. Há muito tempo eu lembro ter ganhado quando criança um jogo de dominó da novela “Perigosas Peruas”, e mais recentemente a Globo passou a investir nos DVDs de novelas (como de “Cordel Encantado“) e até em livros (“Salve Jorge” teve um guia turístico lançado… mas ele não ajudava muito a voar voar com a história maluca da novela).
A atual campeã de licenciamento é “Chiquititas”, graças a uma premeditação do SBT em fazer tudo dar certo. Quando estreou “Carrossel” em 2012, o canal do Sílvio Santos foi pego de surpresa com o sucesso e precisou improvisar muita coisa para que a novela fosse sucesso de vendas também. Assim como as crianças da Escola Mundial, as órfãs de “Chiquititas” ganham qualquer tipo de produto nas lojas, desde os mais óbvios como bonecas e fantasias quanto itens mais incomuns como jogo de prato (!) e um supertrunfo (não deve ser melhor que o nosso Supertrunfo de “Salve Jorge”).
Enquanto continuarem dando dinheiro, as novelas juvenis do SBT vão continuar nas lojas com esses produtos que fazem a cabeça dos mais novos.

Comente com o Facebook: