sábado, 21 de setembro de 2013

O SBT tinha umas aberturas de novelas lindas, né?

Reprodução
Vamos tentar lembrar as mais belas aberturas produzidas pelo canal do Sílvio Santos.

Eu sou bastante fã de aberturas de novelas, como já falei em diversas postagens, porque acredito que isso faz parte da identidade visual da novela. Muitas vezes, as aberturas são mais lembradas que as próprias tramas. Pela internet, vemos fãs de digladiando para decidir quais as melhores aberturas de todos os tempos, mas todos se esquecem de algo: a Globo não é a única produtora de novelas do Brasil.

As aberturas do SBT são frequentemente ignoradas pelo público que tenta decidir entre a abertura de “Roque Santeiro” e “A Favorita”. Por isso, decidi prestar essa singela homenagem lembrando as mais belas aberturas de novelas do SBT (ou seja, nada da versão original de “Chiquititas” tá?) segundo a opinião deste que vos escreve. Ou seja, você ainda tem a oportunidade de discordar ali embaixo no campo de comentários.

Vejamos três aberturas incríveis:
Não precisa usar grandes recursos para criar uma abertura bonita. “Fascinação”, de Walcyr Carrasco, tinha apenas os personagens apresentados pela canção divinamente cantada por Nana Caymmi. Essa abertura dá uma paz quando se assiste, não é mesmo?
A novela era tão boa quanto uma tortura da época da ditadura militar, mas a abertura era boa. Certo, aquela cena com o militar apontando pra frente tem um pezinho no brega, mas ainda sim não tira o mérito de um vídeo legal e com uma música mais legal ainda.
Desculpem os fãs de “Carrossel” ou da versão original de “Chiqutitas”, mas a abertura do remake é incrível. Os efeitos de computação gráfica são bem feitos e retrataram bem a questão do lúdico e do imaginário infantil. Beeem melhor que aquela outra lá gravada em ruas pixadas com efeitos computadorizados dignos de esquetes do “Hermes e Renato”.

Comente com o Facebook: