terça-feira, 31 de março de 2015
Coluna: O sucesso indiscutível de Chiquititas
Pensando em como aliar audiência e faturamento, o SBT passou a apostar na produção de folhetins infantis. Iniciado em 2012 com “Carrossel”, a faixa de novelas nacionais da emissora alcança altíssimos índices de audiência, mostrando consolidação ao longo desses anos.
Com todo um trabalho de produção, preparo e bastante capricho, a novela “Chiquititas”, atual aposta do canal, é um verdadeiro fenômeno. Conseguiu-se manter no páreo na disputa pela preferência do telespectador, mostrando que independe da sua antecessora e consegue caminhar com as próprias pernas. Adaptação do texto já produzido anteriormente entre 97 e 2001, a trama está no ar há dois anos, ultrapassando os 400 capítulos e, sem perder o fôlego, mostra-se forte ao disputar de igual para igual com o concorrente mais pesado que enfrentou desde aqui.
Única produção infantil inédita no ar, com médias sempre acima de dois dígitos, além uma excelente repercussão, “Chiquititas” segue na vice-liderança de audiência, apesar de concorrer com a recente estreia de “Os Dez Mandamentos” da Rede Record. A novela do SBT abre dois breaks contra nenhum da concorrente e ainda segura a produção bíblica, fatura e coloca a rede de Silvio Santos muito bem diante do mercado publicitário e imprensa. A história é forte, e a sua principal concorrente evita abrir intervalos comerciais contra a novelinha.
O motivo de seu sucesso, um produto diferente para um público diferenciado que estava longe da TV no horário. A Novela além de atrair a criançada para frente das telinhas, conseguiu a proeza de unir toda a família. Além das crianças do orfanato, destacam-se o divertido núcleo juvenil e o bem estruturado adulto, garantindo ainda mais telespectadores.
Quando o assunto é faturamento, os pequenos lucram como gente grande, foram mais de 300 produtos licenciados somente nos primeiros meses de 2013, entre materiais escolares, álbum de figurinhas, brinquedos, artigos para festas e mais de 500 mil cópias vendidas de CD’s e DVD’s, já são mais de 40 empresas diferentes produzindo com a marca, em um estimativa de mais de 275 mil vendas somente de bonecos, um verdadeiro fenômeno. O sucesso é tão grandioso que a emissora dará continuidade a produção de histórias infantis com o remake de “Cúmplices de um Resgate”, prevista para o segundo semestre desse ano.
Fernanda Brozinga, executiva da área de licenciamentos do SBT, com os produtos de “Chiquititas”.
A grande diferença entre a teledramaturgia das duas emissoras é simples, a do SBT está há mais de três anos em segundo lugar absoluto de audiência, consolidada e com um filão que dificilmente desgastará, ao contrário da Record, que não emplaca um sucesso desde “Ribeirão do Tempo” em 2011, a última a sentir o gosto da vice-liderança. Com um formato que cansa rapidamente, produzir sequências de novelas de época, com os mesmos cenários, vestimentas e foco não tem vida longa, ao contrário das infantis, que apesar de dedicadas as crianças, conseguem contar histórias completamente diferentes umas das outras, com focos e plano de fundo totalmente diferenciado.
A novela “Chiquititas” está em reta final e vai ao ar de Segunda a Sexta-feira, às 20:30 da noite, na tela do SBT.
Dyego Terra
Comente com o Facebook: