sexta-feira, 7 de novembro de 2014
Opinião: SBT consolidou seu horário de novelas infanto-juvenis
O SBT surpreendeu a todos no dia 21 de maio de 2012 com a estreia da novela “Carrossel”. A trama infanto-juvenil adaptada pela esposa de Silvio Santos, Íris Abravanel, estreou com uma audiência explosiva de 13,4 pontos de média, assegurando a vice-liderança isolada naquela noite fatídica. A divulgação foi maciça, porém, nem os diretores mais otimistas da emissora da Anhanguera esperavam tais índices.
O sucesso de “Carrossel” se perpetuou ao longo de seus 310 capítulos e o folhetim terminou com 12 pontos de média geral, alavancando a programação da emissora. Média que o SBT não via há anos. Ao se despedir da telinha, a trama deixou uma dúvida pairando principalmente entre a imprensa especializada: sua substituta manteria os índices satisfatórios ou derrubaria a audiência conquistada em pleno horário nobre?
“Chiquititas”, também adaptação de Íris Abravanel, respondeu. No começo, não manteve os mesmos índices, chegando a perder a vice-liderança. No entanto, atualmente a trama segue registrando índices bons para a faixa, variando de 11 a 14 pontos. Ontem (05), por exemplo, o folhetim infanto-juvenil cravou seu recorde anual com 14,5 pontos de média. Então, a audiência está ótima tendo em vista que a meta é manter os dois dígitos.
Nesse contexto, o SBT conseguiu consolidar seu horário de novelas infanto-juvenis. Muito provavelmente a faixa nobre seguirá alcançando bons índices com as próximas produções, uma vez que a TV vive de hábito. Basta habituar o telespectador. Claro, com a qualidade necessária. E assim, por meio de suas tramas, o SBT vem segurando o público infantil, que vê na emissora sua única opção no horário entre as redes abertas de TV.
E você, leitor da coluna, acredita que o horário permanecerá em alta?
As opiniões expressas aqui são de responsabilidade do autor do texto, e não reflete a opinião do blog Equipe Chiquititas.
Comente com o Facebook: