domingo, 12 de outubro de 2014
Trilha Sonora: “Chiquititas”
Hoje é Dia das Crianças e como não podia deixar de ser, nosso “Trilha Sonora” é especial sobre a novela mais querida das crianças que cresceram nos anos 90, “Chiquititas” (sim, escolhemos a primeira versão pra dar aquele ar de nostalgia). As músicas eram tão parte integrante da novela que renderam vários CDs. São muitas canções que marcaram a nossa infância, mas fizemos aqui uma seleção com as mais legais (seleção meio parcial, porque tem muitas das que eu mais gosto aqui). Você, leitor, pode dar seus pitacos também, mas aproveite pra dar play e relembrar essa época tão maravilhosa que é a infância. Mexe, mexe, mexe com as mãos, pequenina!
“Remexe”
“Chiquititas” nos anos 90 foi mais que uma novela, foi quase um fenômeno. Todas as crianças da escola assistiam e queriam ser a Mili (Fernanda Souza). Me lembro que quando a novela estreou nós não sabíamos exatamente do que se tratava (o conceito de novela para crianças no Brasil não era nada vasto), mas logo todos estavam comentando sobre a novelinha e completamente entusiasmados com os capítulos. “Remexe” era a música de abertura da primeira temporada de “Chiquititas”, exibida em 1997. Era só ouvir os primeiros acordes pra gente correr pra frente do sofá. É muito difícil achar alguém na casa dos vinte anos que não saiba a coreô dessa canção.
“Berlinda”
Particularmente essa é uma das minhas canções preferidas das “Chiquititas” e uma das que fez bastante sucesso. O primeiro volume do CD das Chiquititas foi um sucesso imenso, foi super difícil encontrar um exemplar quando lançou.
“Mentirinhas”
Como esquecer de Tati (Ana Olívia Seripieri) chorando ao som de “Mentirinhas” porque ficou sozinha sem seus pais que foram pra bem longe e esqueceram que ela nasceu, a deixaram sem carinho por aquiiiiiiiiii?.
“Tudo Tudo”
Difícil esquecer Ana (Beatriz Botelho) entregando uma flor para a tela quando diz “você quer?” em “Tudo Tudo”.
“Era Uma Vez”
Se você conhece Fernanda Souza apenas da Globo, saiba que antes dela fazer sucesso por lá, ela já protagonizou “Chiquititas” e até cantava uma música (que era muito chata, por sinal).
“Sinais”
Se você assistia “Chiquititas” no fim dos anos 90, certamente você já dançou essa música na frente da TV. Bruxa! Fedida! Tomara que te dê dor de barriiiiga!
“Até Dez”
Não era fácil morar no orfanato Raio de Luz. As chiquititas tinham muito trabalho. E tinha que limpar até que o chão voltasse a brilhar.
Na segunda temporada alguns dos clipes das Chiquititas deixaram de ser gravados em lugares aleatórios de São Paulo e começaram a parecer apresentações de Power Point gigantes. Mais fim dos anos 90 impossível. Essa foi a segunda abertura da novela.
“Brinquedo Pra Montar”
A letra não faz nenhum sentido, é só um monte de frases de auto-ajuda jogadas sem nenhum critério e a canção ainda tem uns trechos em rap, mas era uma das músicas mais legais do segundo CD das Chiquititas e certamente você não esqueceu dela.
“Coração Com Buraquinhos”
Um dos grandes sucessos das Chiquititas, “Coração com Buraquinhos” era cantada pela tia Carolina (Flávia Monteiro) e por Maria (Carla Dias), muito antes da atriz ficar gritando “Inshalá” em “O Clone”. Se você era criança nessa época, certamente essa canção está gravada na sua memória afetiva até hoje.
“O Chefe Chico”
Quando o chefe Chico ia cozinhar, as Chiquititas iam ajudar. E aí tocava essa música num cenário cheio de legumes gigantes feitos de espuma, e crianças nadando na panela de sopa <3.
“Bruxas Malvadas”
Muito antes de “Malévola”, as Chiquititas já tinham o seu maravilhoso videoclipe de bruxas cheio de efeitos especiais. “Bruxas Malvadas” era a canção-tema das vilãs da novela. Quem não se lembra de Matilde e sua tarantula assustadora?
“No Fim”
Essa música nem é das melhores, mas é só pra você lembrar que muito antes de ir fazer piada sem graça no “Zorra Total”, Nelson Feitas já foi Fernando, o par romântico da Tia Carolina.
“Amigas”
Existe jeito melhor de celebrar a amizade do que sair aleatoriamente pela Avenida Paulista fazendo todo tipo de estripulia? As Chiquititas acham que não.
“Pimpolho”
Já na quarta temporada da novela, em 1999, “Pimpolho” foi uma das músicas de maiores sucesso.
“Adolescente”
Nessas os anos foram passando, a novela chegou na sua quinta temporada e nós, assim como as Chiquititas já estávamos nos tornando adolescentes. Pra celebrar esse crescimento, teve clipe e música com participação de Debora Falabella e Bruno Gagliasso em começo de carreira, muito antes de fazerem dobradinha em “Dupla Identidade”.
“Crescer”
Essa música ainda é da segunda temporada da novela, mas eu escolhi fechar a matéria com ela por conta do questionamento “Que difícil entender, o que é crescer”. Quando nos ouvimos essa música lá em 1998 nós talvez não imaginássemos que crescer traz um monte de desafios. Mas as Chiquititas já sabiam. E todos nós crescemos.
Acho que muito mais do que uma retrospectiva sobre trilha sonora de uma novela, essa foi uma retrospectiva da nossa infância. Da minha, pelo menos. E sei que da de vários de vocês. Por mais que a gente tenha crescido, acho que nunca é chato lembrar de quando a gente saia correndo pra frente da TV pra aprender coreografia de “Chiquititas”. Espero que vocês tenham se divertido com as canções tanto quanto eu me diverti procurando. Volte a ser criança um pouco nesse dia 12. Feliz Dia das Crianças pra todos vocês!
Comente com o Facebook: