Há alguns anos seria difícil imaginar essa categoria de novelas sendo produzidas no Brasil, afinal era muito mais barato exibir novelas estrangeiras dubladas. No entanto, o SBT descobriu a mina de ouro que pode ser produzir (e licenciar) novelas infantis, ou melhor, destinadas a toda a família.
Depois de acertar em “Carrossel” e “Chiquititas”, podemos dizer que 2014 será o ano das órfãs do orfanato Raio de Luz. A novela será esticada até 2015, então durante os 365 dias de 2014 vai ter muita criança com uniforme dançando coreografias difíceis demais para os mais velhos.
Porém, o seriado “Patrulha Salvadora” deve abrir uma nova oportunidade para a dramaturgia no SBT, criando seriados infantis produzidos aqui no país. Vale lembrar que Tiago Santiago deixou um seriado escrito para a emissora antes de sair. Há também conversas para um segundo horário de novelas no SBT, que deve ser ocupado por mais uma adaptação de texto estrangeiro. Nesse caso, a novela “O Patinho Feio” deve ganhar a preferência no canal, mas ainda pode surpreender e colocar um remake de “Carinha de Anjo”.
Novela infantil em outro canal é apenas com os canais pagos. Com o sucesso de “Gaby Estrella”, é capaz do Gloob ir atrás de uma nova trama para seus pequeninos, enquanto os mais velhos são entretidos pelas novelas latinas como “Violleta” exibidas em outros canais.
Texto por: Fábio Garcia.