Em um quarto infantil, rosa, vermelho e verde limão remetem à alegria. E na decoração do quarto das crianças do orfanato “Raio de Luz” em Chiquititas, já fazem o maior sucesso. Para adaptar o mix de cores da novela à “vida real”, é preciso buscar harmonia. “Um quarto cheio de cores vibrantes pode estimular demais a criança e até causar cansaço, por isso não é muito usual”, afirma Lisandra de Almeida Maio, arquiteta. A alternativa, portanto, é criar um ambiente equilibrado com tons vibrantes e neutros.
E por falar em equilíbrio, o quarto de uma criança precisa ter a área de descanso e um espaço dedicado às brincadeiras, que pode ser pintado com cores fortes e alegres. “Perto da cama, é melhor usar cores serenas, que transmitem tranquilidade. Nos locais de brincadeira, os tons intensos estão liberados", diz a arquiteta.
Para poder mudar sempre os acessórios e objetos de decoração do quarto, o que é necessário a partir do crescimento da criança, as paredes podem ser pintadas com cores neutras. "O quarto branco ou amadeirado, por exemplo, pode ser complementado com peças decorativas sempre que for preciso mudar a decoração”, comenta Lisandra.