terça-feira, 5 de agosto de 2014

Carol descobre toda verdade sobre Fernando e Zé Ricardo

Na agência de modelos, uma funcionária diz que Vivi possui grande potencial, mas precisa de um material de trabalho que inclui um book. O material é caro. Vivi acha que não será possível, mas Carol explica que não se deve desistir dos sonhos, mas sim batalhar por eles. Carol vai até a mansão dos Almeida Campos para falar com Carmen, que não está em casa. Junior aparece e se prontifica a ajudar Vivi. JP vai ao orfanato e conta para Mili que a gravadora gostou tanto do sucesso da música que ele fez pra ela que quer gravar um clipe profissional, mas que a participação dela seria fundamental. Mili diz que não. JP fala que eles irão pagar um bom cachê e Mili aceita, pois com o dinheiro poderá pagar o book que Vivi tanto sonha. Na França, Gabriela foge acompanhada de Cintia da casa em que mora com Nicolette. Carol chama Fernando em sua casa e diz que descobriu que José Ricardo Almeida Campos alugou a casa em que ele mora. Fernando revela toda a verdade: José Ricardo descobriu que Junior tinha ciúme de Fernando e o forçou a se mudar para perto do orfanato para se aproximar de Carol e separá-la de Junior. Fernando diz que sua família possuía uma grande dívida com José Ricardo e que ele foi pressionado a aceitar. O medico explica que os encontros entre eles não eram inusitados, mas garante que se apaixonou intensamente, de verdade, por ela. Antes de morrer, José Ricardo pediu para Fernando deixar Junior e Carol juntos, pois estava arrependido. Fernando diz que não conseguiu falar a verdade por amar Carol. Vivi vai conversar com Mili e diz que ela pode ficar com Mosca e que não vai mais atrapalhá-los.

Só para despertar sua curiosidade: tem clipe novo chegando!

Enquanto a Mili não se decide, o SBT planeja novidades entre a protagonista da novela e seus pares românticos. Desta vez, a produção está preparando um videoclipe da menina com o JP. Aguarde novidades!
Foto: Reprodução/SBT

Vídeo: Otávio Mesquita vai à festa de um ano de Chiquititas

Resumo Chiquititas - 11 a 15 de Agosto

Capítulo 281, segunda-feira, 11 de agosto

Matilde mantém sua irmã gêmea, Ernestina, presa e amarrada em seu quarto, no orfanato Raio de Luz. Ainda durante a noite, Neco vê Matilde, que todos pensam ser Ernestina, arrastando um corpo pela sala do orfanato. Matilde vê o menino e corre para se livrar da Ernestina verdadeira. Neco avisa aos meninos do orfanato sobre o que viu, os meninos vão averiguar, mas não encontram nada na sala. Mosca e Thiago escutam o barulho da van e veem Matilde saindo de madrugada. Chegam a conclusão que Neco pode estar falando a verdade sobre o que viu. Como todos estão bem, os meninos decidem não se preocupar e acreditam que foi tudo imaginação de Neco. Ernestina acorda na prisão novamente, desesperada, sem entender nada. A policial diz que a encontraram dormindo na porta da prisão e que ela havia tentado fugir. Neco fica com medo de Matilde, que finge ser Ernestina. Fernando leva flores para Carol, que diz para o médico deixá-la pensar e assimilar tudo o que aconteceu. Carol afirma ainda que quer ficar sozinha para no futuro, talvez, ser amiga dele. Vivi está arrumada e ansiosa para fazer o book para a agência de modelos. Carol leva Vivi para fazer as fotos. A chiquitita vai acompanhada de suas amigas, Cris, Tati e Pata. O fotógrafo explica para a chiquitita como ela deve se portar diante da câmera. Mili participa das filmagens do clipe de JP. A produção pede para Mili olhar como apaixonada para dar o clima especial no videoclipe. Na diretoria do Café Boutique, Maria Cecília sugere um cardápio mais saudável para atrair mais clientes. Enquanto isso, Armando sugere a implantação de uma substância nova, o super açúcar. As propostas são para tentar ajudar o Café Boutique a sair do vermelho. Uma mulher da equipe da agência de modelos vê Pata e diz que ela deveria se agenciar, pois possui uma beleza exótica e que certamente faria sucesso como modelo. Vivi, que está sendo fotografada, observa a cena e fica enciumada. Pata diz que não quer ser modelo. Janu diz para Bel que após fazer trabalho com Mosca percebeu que ele é um garoto bacana e que acha ele um gato. Bel revela que está apaixonada por Rafa, mas pede para a amiga não contar nada para Janjão, André e Tatu. Miguel diz para Simão que acredita que talvez Marian não seja sua filha, ainda mais por analisar as atitudes maldosas dela (na verdade a filha dele com Gabi é Mili). Gabi diz para Cintia que irá expor seus quadros e que gostaria de procurar a tia, Carmen. Cintia diz que é arriscado e que ela não deve procurar Carmen. Após as fotos de Vivi, eles pedem para fazer umas fotos rápidas de Pata, pois já possuem um "job" (trabalho) na agência com o perfil dela. Janjão e sua turma pressionam Bel a chamar Rafa de rolha de poço. A menina chora, mas diz isso ao garoto.

Capítulo 282, terça-feira, 12 de agosto 

No Café Boutique, Junior opta pela implantação do projeto de alimentos saudáveis no Café Boutique. É finalizada a gravação do videoclipe de JP. Mili decide escrever uma carta para Mosca dizendo que os dois podem ficar juntos e que ela gosta muito dele. A chiquitita conta o que fará para Marian. No orfanato, Vivi discute com Pata por ela ter feito fotos como modelo. Rafa diz para Mosca que cansou de ser motivo de piada e por isso fará uma dieta. Marian pega a carta que Mili escreveu para Mosca antes do garoto ler. Carmen segue Cintia para saber onde ela mora e assim tentar encontrar Gabriela. Mili acha que Mosca não quer nada com ela, pois não respondeu sua carta. Rafa inicia sua dieta e tenta não comer nada. Mili fica com ciúmes da aproximação de Mosca e Janu. Rafa está chateado com Bel. Carmen aproveita que Cintia sai do apartamento para conseguir entrar e surpreender Gabriela, que pensa se chamar Sofia. Carmen tenta levar Gabriela, mas Cintia aparece e impede. Cintia diz que se Carmen não lhe entregar as quatro telas dos cavaleiros irá contar a verdade para Gabriela, que está sem memória e entregá-la para Junior. Carol visita Dani na casa do pai dela, Bruno (Bruno Autran). A menina diz que não gosta de morar lá, pois o pai dela trabalha muito e só chega no final do dia. Diz que se sente sozinha e que o alimento é ruim. Junior recebe uma mensagem anônima pedindo para ele ir até uma praça para saber onde está sua irmã, Gabriela. Junior pede para Armando e Maria Cecília irem até a reunião da filial do Café Boutique apresentar o novo projeto. Envenenados por Marian, Maria e Neco acham que Matilde, que finge ser Ernestina, é na verdade uma bruxa. Armando sabota o carro de Maria Cecília antes de irem para a reunião, assim ela não conseguirá chegar a tempo.

Capítulo 283, quarta-feira, 13 de agosto

Armando começa a reunião na filial e diz aos acionistas que ficou encarregado de conduzir a reunião. Armando apresenta o projeto do super açúcar ao invés do projeto selecionado por Junior, com alimentos saudáveis. Bruno chega em casa e vê Carol. A diretora do orfanato fala sobre as reclamações de Dani e pede para Bruno dar mais atenção a filha. Maria Cecília chega a reunião, que já foi finalizada. Armando finge que todos preferiram a proposta dele, porém, na verdade, ele nem apresentou a proposta correta. Junior fica nervoso ao saber do ocorrido. Érica é cortada do roteiro da série por ser considerada a pior e mais insuportável atriz que o diretor (Renato Scarpin) já conheceu. Neco e Maria veem Matilde com creme verde facial e acham que se trata de algo relacionado a ela ser uma bruxa. 

 Capítulo 284, quinta-feira, 14 de agosto

Chico prepara alimentos saudáveis para Rafa emagrecer de maneira correta. O super açúcar é um ingrediente que será secreto no Café Boutique, porém servirá pra criar uma espécie de dependência nos clientes. Marian aproveitou que o e-mail de Cris etapa aberto para escrever uma matéria para o jornal da escola em que diz que Mili se passou por Açucena para namorar JP. Marian é irônica e observa toda maldade. Cris tenta mostrar seu e-mail para provar que não escreveu a matéria, mas todos veem em sua caixa de saída a reportagem. Cris não compreende e chora muito. Bia insinua que Marian pode ter entrado no e-mail de Cris para escrever a matéria. Marian finge ficar triste com a acusação de Bia. Bruno sai ao anoitecer com uma mulher, paquera dele. Dani reclama de ficar sozinha mais uma vez. Cris vai conversar com Mili e diz que não foi ela. Mili diz que acredita na amiga. Samuca diz que possui um detector de mentiras e isso pode ajudar a solucionar o fato de quem escreveu a matéria maldosa sobre Mili. Samuca entrevista todos do orfanato. Dona Gilda (Monique Lafond), mãe de Tobias, vai até a comunidade falar com Eduarda. As duas brigam. 

Capítulo 285, sexta-feira, 15 de agosto

Dona Gilda diz para Maria Cecília e Tobias que não impedirá que os dois fiquem juntos, mas que Eduarda é muito complicada. O detector de mentiras não indica nenhum culpado e as chiquititas passam a acreditar que o e-mail foi hackeado. Dani diz ao pai que quer voltar ao orfanato, mas Bruno não gosta do que escuta e diz que não. Vivi e Pata recebem uma ligação da agência de modelos para que elas participem de um desfile. Na escola, Dani diz para as chiquititas mais pequenas que quer fugir de casa e que sente falta do orfanato. As meninas concordam. Gabriela, que pensa se chamar Sofia, prepara sua exposição. Carmen compra uma réplica do quadro que precisa entregar para Cintia em troca do silêncio a respeito de Gabriela. O movimento do Café Boutique cresce consideravelmente após o ingrediente secreto. Junior está com pé atrás com a novidade. As meninas menores ajudam Dani a se esconder no fundo da van do orfanato. Bruno liga para Carol e avisa que Dani não voltou da escola. Carol fica preocupada e pergunta para as chiquititas se elas sabem de alguma coisa. Carol pede para Matilde, que finge ser Ernestina, levar Pata e Vivi para o ensaio do desfile. Junior vê na internet uma notícia sobre uma exposição de pinturas e acha que pode se tratar de telas pintadas por sua irmã, Gabriela. Dani fica escondida no quarto das meninas com a ajuda das pequeninas. Bruno vai ao orfanato. Junior visita a exposição e acha os traços das pinturas similares aos utilizados por Gabriela.

“Chiquititas” derrota Record 262 vezes em seu primeiro ano de exibição

Ao contrário de outras novelas (já imaginou um ano de “Em Família“???), o SBT gosta é de tramas longuíssimas e recentemente comemorou um ano de “Chiquititas”. Junto com a festa, alguns números muito interessantes foram divulgados pelo Estadão.
Começando com o número de capítulo, foram 271 exibidos de julho de 2013 até o aniversário, sem qualquer folguinha (a primeira versão entrava de férias nos finais de ano). Em questão de audiência, a média dos capítulos ficou entre 11 pontos, um pouco abaixo da de “Carrossel” mas com um fator importante: seguem crescendo, ao contrário das crianças da Escola Mundial que ficaram um ano inteiro estagnadas.
Outro dado muito curioso é que o SBT conseguiu garantir a vice-liderança em 262 capítulos, tendo perdido da Record apenas em 9 exibições. Ou seja, nem o todo poderoso jornalismo da concorrente conseguiu abater o voo das órfãs do Raio de Luz.
E o que podemos esperar daqui pra frente? “Chiquititas” terá mais um ano inteiro de exibição, e entregará o horário em 2015 para o remake brasileiro de “Cúmplices de um Resgate”.

A sangria das novelas e a segmentação do público de Chiquititas – Parte 1

As novelas nunca tiveram um patamar tão desolador como atualmente. “Em Família” e “Meu Pedacinho de Chão”, tramas da Globo, chegaram ao fim com os piores índices do horário em décadas. “Geração Brasil” não empolga a audiência. “Império” já tá no patamar da antecessora. “O Rebu” não lembra o sucesso de “O Astro”. “Vitória” patina na medição do Ibope. E “Chiquititas” é a única que se apresenta dentro da imaginária meta, mesmo no ar há mais de um ano. Os motivos podem ser vários, os mais diferentes possíveis: a fórmula se esgotou após 51 anos de novelas diárias; os autores repetem histórias só mudando os cenários; atores emendam vários trabalhos sem dar descanso ao público; o telespectador está mais interessado em outro tipo de entretenimento e, diante disso, busca a TV a cabo ou a Internet; e há muitas novelas no ar.
Sobre o último argumento, vamos aos números. A Globo produz atualmente cinco novelas e reprisa uma. O SBT produz uma, mas reprisa quatro. A Record só exibe uma. O Viva reapresenta quatro. Só aí são 15 novelas. As reprisadas já foram ao ar, em sua maioria, mais de uma vez. Olhando para o início dos anos 2000, as novelas da Globo foram as que mais perderam. O SBT após uma fase dourada, despencou e reagiu apenas com ‘remakes’ infantis que lembram nada os originais mexicanos/argentinos. A Record também teve um salto, mas vive em má fase desde 2012. Mesmo com a hipótese do telespectador procurar outros canais e, com isso, outras opções de diversão, chama atenção o fato de assuntos relacionados à TV aberta (e às novelas) dominarem o ‘trending topics’ do Twitter.
A segmentação do público é, possivelmente, a explicação mais plausível. Antes disso é preciso dizer que era necessário não só mais um instituto de audiência, como também de um aumento no número de aparelhos do Ibope. Juntamente com novas tecnologias que substituam o ‘people meter’ (aparelho que mede a audiência da TV e é quase uma lenda urbana televisiva). A segmentação do público explica o sucesso (nos números) de “Chiquititas”. Seu público alvo e assistente (afinal, audiência foi termo criado no rádio) é desprovido de qualquer visão crítica no que diz respeito a enredo, história, direção, elenco e todos os demais elementos de uma novela. Não tem discernimento para isso.
O público de “Chiquititas” recebe qualquer cena que lhe é dada sem qualquer reação contrária. Os signos de “Chiquititas” são os mais pobres possíveis, onde fantasias, ilusões e utopias ocupam o lugar de temas delicados ou que provoquem algum incômodo no telespectador. Não se espera, claro, que uma novela infantiloide discuta o neonazismo e nem o homossexualismo. Porém mostra sua profundidade rasa por completa ao ignorar temas importantes na educação de uma criança. É só ver que no original, “Chiquititas” bebia na mesma fonte das novelas adultas, mas aliviava alguns assuntos sem deixar de colocá-los no vídeo.
Se no original brasileiro de “Chiquititas” havia desde acidentes de carro fatais a vilãs mirins capazes de provocar uma cegueira na rival, passando por padrastados violentos, o ‘remake’ opta por um universo à parte. O público alvo é infantil, mas acaba atingindo também o público infantiloide, que opta por fugir de problemas por alguns minutos ou que prefere se imaginar no lugar daqueles que no vídeo estão como uma espécie de válvula de escape ou busca pela perdida infância.
segue amanhã.

Vídeo: Making Off da coleção de Verão 2015 da Klassipé com a atriz mirim Sophia Valverde

Vem por Aí: Carol termina o namoro com Fernando

Já faz um tempinho que o comportamento de Fernando (Paulo Leal) tem gerado desconfiança em Carol (Manuelado Monte) e Junior (Guilherme Boury). E a verdade vem à tona quando a diretora do orfanato vai à casa do namorado e encontra uma correspondência em nome de José Ricardo (Roberto Frota). 

Carol estranha e pergunta sobre a carta para o médico que, muito sem graça, dá uma desculpa esfarrapada, o que levanta ainda mais as suspeitas da amada. A moça vai conversar com Junior que, mexendo nas coisas do pai, encontra a ligação entre o empresário e o médico. Ele conta tudo à Carol, que vai tomar satisfações com o noivo.

É quando Fernando revela toda a verdade. Ele diz que sua família tinha uma grande dívida com José Ricardo que o obrigou a se aproximar de Carol para separá-la de Junior. No começo tudo teria sido negócio, mas o jogo se inverteu – o médico afirma que, antes de morrer, seu pai pediu que o plano fosse interrompido, mas ele se apaixonou de verdade por Carol. A jovem fica uma fera e, claro, rompe o noivado imediatamente.

Chamada do capítulo 277 de Chiquititas (05/08/2014)

“Chiquititas” registra baixa audiência e vê Record pelo retrovisor nesta segunda (4)

A novela infantil “Chiquititas” exibida pelo SBT na noite desta segunda feira (4) não conseguiu manter o seu excelente desempenho no ibope como vinha acontecendo e acabou fechando com uma audiência bem abaixo do habitual, porém a trama continua na meta do SBT que é de 8 pontos para o horário. 

A trama infantil escrita por Iris Abravanel marcou segundo dados preliminares do ibope 9,2 pontos de média e chegou a picos de 10,4 pontos na Grande São Paulo.

No confronto a Rede Globo liderou na média com 21,8 pontos, a Rede Record ficou na vice liderança com uma média de 8,0 pontos, a RedeTV apareceu em quarto lugar com 2,0 pontos de média. 

Vale lembrar que os dados são prévios e podem sofrer alterações nos consolidados. Cada ponto na capital paulista equivale a 65 mil domicílios.

Chiquititas - Capítulo 276