domingo, 5 de outubro de 2014

A estratégia de conteúdo do SBT no YouTube: Chiquititas tem 25 milhões de visualizações por mês

O SBT está em um relacionamento sério com o YouTube. Pelo menos, é isso o que demonstram os números. Os canais que a rede de televisão têm na plataforma online já acumulam 505 milhões de visualizações e mais de 2,2 milhões de inscritos. Em relação ao ano passado, a audiência é 67% maior. E não para por aí. Este ano, o YouTube está gerando 39% mais receita para o SBT do que gerava há doze meses.

Executivos de ambas as partes não negam o status. "Queremos entender como funciona a internet e, nesse projeto experimental, ficou claro que seria mais rápido fazer a parceria", afirma Phillipe Carrasco, gerente de conteúdo multiplataforma do SBT. "A gente distribui conteúdo de qualidade nessa plataforma e ela assume o custo de subir esse conteúdo e criar disponibilidade para ele ser descoberto e monetizado", explica. "A nossa premissa é de que o conteúdo tem de ser encontrável e é isso que a TV tem bebido na internet, por outro lado, a internet tem bebido conteúdo bom na TV."

Em 2014, no entanto, é que ele foi intensificado e deu espaço para outros fenômenos, como o The Noite, de Danilo Gentili, que estreou em março e já soma mais de 520 mil inscritos e quase 60 milhões de visualizações. Outro campeão de audiência é o canal Chiquititas, que tem 314.180 inscritos e mais de 185 milhões de visualizações.

E os experimentos, como diz o executivo, já têm trazido algumas descobertas. "No Chiquititas, 90% da audiência é formada por crianças que assistiram ao episódio na TV e querem rever no dia seguinte", diz ele. "São 25 milhões de visualizações por mês, em média."

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