quinta-feira, 25 de julho de 2013

'Chiquititas' escorrega na pouca naturalidade do elenco infantil

Com grande cuidado na produção, "Chiquititas' escorrega na pouca naturalidade do elenco infantil Foto: SBT / Divulgação
O público infantil se tornou a galinha dos ovos de ouro para o SBT. Com o sucesso de Carrossel, a emissora comprovou que investir nas crianças pode ser bem lucrativo. Não tanto pelo crescimento na audiência – que registra a boa média de 15 pontos. Mas, principalmente, pelas possibilidades comerciais que a trama abriu com produtos licenciados. E Chiquititas, que estreou no último dia 15 de junho, segue a mesma linha. Também adaptada por Íris Abravanel, a novela deixa claro, logo nos primeiros instantes, que o canal de Silvio Santos aposta alto no folhetim. O que fica ainda mais evidente pelo cuidado que a produção demonstra com a cenografia. Todos os ambientes em estúdio são detalhadamente pensados. O quarto das meninas é repleto de cores e mobílias divertidas, bem do jeito que muitas crianças gostariam de ter. Igualmente belo é o Café Boutique, com decoração e tons harmoniosos.
O que contrasta com o equilíbrio cenográfico, no entanto, é a atuação. As atrizes mirins do orfanato em que se passa a maior parte da história, de uma maneira geral, não têm naturalidade. Volta e meia, falam com um injustificado "sorriso de orelha a orelha". Não é porque são crianças que não precisam convencer em suas interpretações. Fica a impressão de que o SBT estava com tanta pressa de colocar no ar mais uma novela para o público infantil que não teve tempo de fazer uma seleção criteriosa do elenco. Mesmo assim, os pequenos são carismáticos a seu modo. O que parece ser a vantagem de se trabalhar com criança: apesar de deixarem a desejar em aspectos técnicos, elas continuam bonitinhas. Mas justamente essa falta de esmero com as atuações pode ser um empecilho para que a novela atinja um público mais abrangente. Como, por exemplo, as mães, que provavelmente não terão paciência para assistir à trama ao lado de seus filhos.
Já o mau desempenho de parte do núcleo adulto não pode se esconder atrás da pouca idade ou jeitinho meigo. Talvez por ainda estar no início dos trabalhos, alguns não tenham encontrado o tom de seus personagens, como Guilherme Boury. Na pele de Júnior, o ator se mostra um pouco travado. Mas, apesar de carioca, apresenta um sotaque paulistano condizente com o papel. O que demonstra sua dedicação com o atual trabalho. Manuela do Monte como a mocinha Carolina está correta, sem muitas ousadias. O grande trunfo da novela parece ser Carla Fiorini, que vive Ernestina. Interpretando a temida inspetora do orfanato, a atriz consegue equilibrar a comicidade da personagem com a função de vilã entre as crianças. 

As opiniões expressas aqui são de responsabilidade do autor do texto, e não reflete a opinião do blog Equipe Chiquititas.

Larissa Manoela protagonizará substituta de “Chiquititas”

Larissa Manoela protagonizará nova novela do SBT

A atriz  Larissa Manoela, destaque da novela “Carrossel”, com a personagem Maria Joaquina, foi escolhida pelo o SBT para viver a protagonista de “Patinho Feio”, que substituirá “Chiquititas” em 2014.

“Patinho Feio” título da Televisa, foi um formato adquirido pela Rede Record, que até mesmo entrou em produção na emissora, mas o formato foi repassado ao SBT. A novela é votada ao público juvenil e conta a história de uma garota e sua mãe que vivem numa cidade do interior, mas são obrigadas a mudar quando a menina é diagnosticada com uma doença grave. Na cidade grande, mais do que o tratamento, encontram um médico, um amor e um pai. É claro que a vida das protagonistas passa por muitas transformações, emoções e descobertas.

A novela “Patinho Feio” começará a ser produzida no início de 2014, no SBT.

“Rebelde” poderá anteceder “Chiquititas” na programação do SBT

Colunistas avaliam a faixa das 18h como o horário mais apropriado para a reprise da novela
No SBT são nulas as chances da novela “Rebelde” voltar ao ar, no período vespertino, a trama mexicana será exibida em horário nobre, possivelmente antes de “Chiquititas”, segundo informações do jornalista José Armando Vanucci.
A decisão do horário da reprise de “Rebelde” será divulgada nas próximas semanas pelo SBT. Entusiasmados, diretores da emissora apostam novamente na repetição do sucesso.
“Rebelde” foi produzida pela Televisa e exibida pelo SBT em 2005, a novela conta com três temporadas.

Por dois dias consecutivos, “Chiquititas” bate recorde de pico

Cena-Chiquititas
Boa audiência
O SBT está soltando fogos! A primeira semana de “Chiquititas” registrou média de 13 pontos, mas a novela se supera a cada dia. Na segunda-feira e terça-feira desta semana, a traminha marcou 16 pontos de pico (a média foi de 14), número maior do que o da estreia (o pico do primeiro capítulo foi 15).
A novelinha infantil alavancou, claro, “Carrossel” que marcou os mesmos índices, lembrando que o folhetim de Cirilo e cia. terminará nesta sexta-feira. Nada mal. Aliás, um verdadeiro sucesso para o SBT. Para se ter uma ideia, o “Saramandaia” (Globo) tem registrado média entre 12 e 13 pontos.
Cada ponto representa 62 mil domicílios na Grande São Paulo.

Você lembra do Mosca da primeira versão?

A primeira versão de Chiquititas foi responsável pela descoberta de diversos astros mirins, entre eles, Pierre Bittencourt, que vivia o Mosca, personagem atualmente interpretado por Gabriel Santana.

Pierre Bittencourt (Foto: Reprodução/Facebook)

Quinze anos depois da estreia da novela, Pierre, que agora faz parte do elenco de "A Praça é Nossa", conta que ainda é reconhecido nas ruas pelo personagem em Chiquititas: "Até hoje a galera me chama de Mosca e me para na rua mesmo com o visual novo para o personagem da Praça. Hoje já falam ´Ahh, você é o Pierre que faz a Praça e que já fez Chiquititas´, agora inverteu a ordem (risos)", conta.

Recentemente, "A Praça é Nossa" proporcionou o encontro de duas gerações de Mosca; assista:


Dupla de peso: "Chiquititas" e "Carrossel" turbinam horário nobre do SBT

Dividindo horário durante duas semanas, "Chiquititas" e "Carrossel" estão enfrentando uma concorrência de peso. Por um lado o "Jornal da Record" e por outro a novela das "nove" da Globo. Mas as tramas infantis do SBT não estão fazendo feio, pelo contrário.

Nessa quarta-feira, 24 de julho, "Chiquititas" marcou média de 13 pontos, chegando a picos de 16 e share de 20%. No mesmo horário a Record ficou com 10 pontos.

Exibida em seguida, "Carrossel" subiu a audiência e ficou com 14 de média, chegando a picos de 17 pontos. No mesmo período a Record ficou com 7 pontos.

O "Programa do Ratinho" com o "Boteco do Ratinho" também marcou excelente audiência na emissora de Silvio Santos. A atração exibida logo após "Carrossel" ficou com 10 pontos de média.


Os dados são consolidados do IBOPE, referente à Grande São Paulo.

Chiquititas se segura bem na vice-liderança para o SBT

"Chiquititas", do SBT, está se segurando bem na vice-liderança de audiência. Oscilando entre 13 e 14 pontos de média, tem colocado uma boa distância sobre a 3ª colocada, Record.

Fonte: Flávio Ricco (Canal 1)

Passa ou Repassa especial com o elenco de Chiquititas já foi gravado; saiba a data aqui

Edição do Passa ou Repassa com o elenco de Carrossel rendeu a vice-liderança ao Domingo Legal

O "Domingo Legal", que já teve as crianças de "Carrossel" no "Passa ou Repassa", agora gravou com o elenco de "Chiquititas". No ar, dia 4.

Fonte: Flávio Ricco (Canal 1)

Mosca leva bolo para dividir com Pata, Rafa e Binho

Na esperança de comprar um bolo para seu amigo Rafa, que faz aniversário, Mosca vai até o Café Boutique e mostra suas moedas para Carol, mas descobre que não tem dinheiro suficiente para comprar nada.

A garçonete decide comprar um bolo para ele dividir com Binho e Rafa, o que deixa Mosca extremamente feliz. Ele chega e faz uma surpresa para Rafa, que se emociona. Mosca decide levar o bolo para eles comerem com Pata e os amigos concordam com a ideia .


As cenas estão previstas para irem ao ar no capítulo desta quinta, 25 de julho.

CHIQUITITAS
De segunda a sexta, às 20h30

Chiquititas: Mili impede Pata de ir para um reformatório

Mili (Giovanna Grigio)
Foto: Reprodução

O Raio de Luz vira o maior alvoroço por conta do anúncio da chegada de Pata (Julia Oliver). Empolgadas com a notícia, as meninas organizam uma festa de boas vindaspara a colega. Só que a garota, irritada por sentir saudade do irmão, Mosca (Gabriel Santana) e desacostumada com demonstrações de afeto acaba tratando as colegas com a maior frieza.


Com raiva, as internas decidem se vingar e combinam de dar um banho de tinta na ex moradorade rua, conferindo a ‘missão’ à Mili (Giovanna Grigio). A menina, porém, não leva jeito pra maldade e falha na hora H, mas Bia (Raissa Chaddad) termina o serviço literalmente sujo.
Geniosa, Pata decide revidar, mancha todo dormitório das meninas e ainda deita na cama de Bia. Quando Sofia (Liza Vieira) avisa que irá mandá-la para um reformatório, Mili procura a diretora e a convence a dar uma segunda chance à novata.

Chiquititas 2013 - Capítulo 8

Chamada Chiquititas 2013 - Capítulo 9

"Chiquititas", resumo dia 25/07/2013, quinta-feira


Com saudade de Mosca, Pata senta no jardim do orfanato e fica pensativa. Clipe da música ‘Igual aos Demais’. No pátio, as meninas preparam a mistura da tinta para jogar em Pata. Mili e Cris se preocupam com a travessura que irão fazer. Tobias tenta agradar Maria Cecília, mas ela o ignora. Clarita aconselha o garçom, mas Tobias morre de amores pela supervisora. Mosca pede a Carolina um doce e mostra a ela suas moedas. A garçonete fala que o dinheiro do garoto não dá para comprar nada. No mesmo momento, Maria Cecília a chama e pede para ela não ficar de conversa com o garoto. Carol não concorda com a atitude de Maria Cecília e volta a conversar com Mosca. A garçonete diz ao garoto que pode ajudá-lo a comprar algo para ele dividir com Binho e Rafa. Letícia pergunta à amiga o que ela pretende fazer e Carol decide que irá comprar um bolo e dar de presente a Rafa. Gabriela desenha em seu quarto.
Carmen fica irritada ao ver a garota desenhando e obriga Gabi a tomar dois comprimidos. A megera avisa Valentina que já deu o medicamento a garota e que é para deixá-la descansar. Sozinha no jardim, Pata sente falta de Mosca e pensa que o irmão não irá vê-la. Mili pergunta se a garota está bem e Pata a destrata. Carol entrega a Mosca o bolo e o garoto fica imensamente feliz e agradece à amiga. No farol, Binho e Rafa trabalham. Mosca chega e chama Binho, os dois amigos fazem surpresa para Rafa. Ao ver o bolo, o garoto se emociona e agradece aos amigos. Mosca dá a ideia de dividirem o bolo com Pata, Binho e Rafa concordam. As meninas terminam a mistura e decidem verificar onde estão os adultos, para que possam colocar o plano em prática. Os meninos chegam ao orfanato e encontram Pata. Os amigos cantam parabéns para Rafa. Morta corta e distribui o bolo. As crianças espionam Sofia, Chico e Ernestina e confirma que todos estão ocupados. As meninas se reúnem na sala e decidem colocar o plano em prática. Tati fica responsável em chamar Pata para o pátio. Pata diz aos amigos que sente falta deles. Tati chega e os meninos se escondem.
A garota diz que Sofia está chamando Pata no pátio. Ao chegar, todas as meninas a esperam. Bia dá o comando para Mili entrar com o balde de tinta. A garota não tem coragem de jogar a tinta em Pata e Bia pega o balde de sua mão e despeja tudo na cabeça da nova moradora. Pata sai do pátio e as meninas se preocupam com a reação da garota. Toda suja de tinta, Pata entra na sala do orfanato, suja e quebra as coisas. As meninas entram na cozinha e Chico pergunta a elas se já fizeram amizade com Pata. As garotas dizem que não, pois a nova moradora é muito difícil. Pata entra no quarto das meninas e toda suja deita na cama de Bia. Ao entrarem na sala, as meninas observam tudo o que Pata fez. Ernestina fica inconformada com tanta sujeira. A zeladora pede que todas as meninas a acompanhe até o quarto. Ao entrarem, Bia se irrita ao ver Pata deitada em sua cama.