sexta-feira, 12 de julho de 2013

TOP 10: Os 10 motivos que podem levar Chiquititas a superar o sucesso de Carrossel


1 - Consolidação do horário: No início de 2012, muito se criticou o fato do SBT ter colocado Corações Feridos aos invés de Carrossel no ar, na faixa das 20h30. Mas a estratégia foi fundamental para que a novela de Íris Abravanel já começasse em alta, uma vez que Corações Feridos conseguiu atrair um público noveleiro para o horário novamente. E Carrossel não só consolidou o horário como vai entregar para a próxima novela com uma temática parecida, quanto ao seu apelo infantil. E entregar no sentido novela pós novela com mesmo perfil, mas também no tocante aos 15 dias em que as duas produções irão conviver simultaneamente no horário nobre do SBT. Não custa lembrar o papel que o "Carrossel TV" tem desempenhado nessa transição para Chiquititas. Como disse o diretor Ricardo Mantoanelli, geralmente as crianças gostam de quem seus ídolos (personagens de Carrossel) gostam. Ponto para o SBT.

2 - Apelo infantil e juvenil: Além do apelo infantil que todos lembram de imediato, Chiquititas em sua versão 2013 mostra um apelo também jovem. A intenção de se ter essa “dobra” no apelo ficou claro pouco a pouco na escalação do elenco, quando vários dos personagens centrais tiveram seus atores divulgados. Os personagens de Letícia Navas, Lisandra Parede, Pedro Lemos e Emilio Eric Surita devem ser os responsáveis principais para puxar esse perfil de público. Letícia e Eric, vale lembrar, foram apresentadores da TV Globinho, na Rede Globo e isso pode contribuir também para "puxar" público que os acompanharam no programa global.

3 - Elenco adulto mais experiente: O elenco adulto de Carrossel tinha bons valores, como Noemi Gerbelli, Rosanne Mulholland, Ilana Kaplan, Márcia de Oliveira, Adriana Alves e houve outras gratas surpresas como Henrique Stroeter (Rafael Palillo), mas em Chiquititas houve uma preocupação de se buscar atores muito mais acostumados e experientes com o mundo da TV, o que é fundamental em se tratando que Chiquititas o universo adulto tem cenas importantes próprias, muito mais densas que as de Carrossel, onde boa parte da trama dos adultos gira em torno das histórias das crianças. Além de gente rodada na Globo e Record, como a protagonista Manuela do Monte e do jovem Guilherme Boury, veteranos foram lembrados como Liza Vieira (que fez uma pequena participação em Carrossel também), Giovanna Gold, Virgínia Nowicki, Sandra Pêra e Roberto Frota. Carla Fioroni, na pele de Ernestina, promete ser um dos principais destaques. O jeitão caricata e que todos aprontam pra cima dela, pode ser uma boa substituta na mente do telespectador para a Diretora Olívia (Noemi Gerbelli). Já a "caloura" Naiumi Goldoni viverá a difícil personagem adulta Gabriela. E ao que parece tem todas as condições de mandar muito bem.

4 - Investimento em produção: Carrossel manteve uma média parecida com as novelas recentes do SBT quanto ao investimento. O diferencial, claro, foi o fator da novela ter o que o público da emissora quer ver. Chiquititas vai pelo mesmo caminho, mas o SBT não quer dar chance ao azar: investiu pesadamente na produção de Chiquititas. Além da utilização da cidade cenográfica (no qual o principal destaque é o grandioso orfanato construído), a novela passa a contar com a figura de um produtor executivo (Gilvan Guimarães) e de um preparador de elenco exclusivamente infantil (Beto Silveira), peças inexistentes em Carrossel. Vale ressaltar que isso não garante bom IBOPE ou repercussão. Novela com apelo principalmente infantil sempre será sucesso pela sua história. Esse público não importa com muita pompa, cenários nota 10 ou elenco estelar. Mas é sempre bom ver evolução em qualidade técnica e artística.

5 - Clipes mais caprichados: Além das figuras citadas acima, Chiquititas também ganha outro reforço inédito em comparação com a antecessora: um diretor só para cuidar dos clipes da novela. Trata-se do prestigiado Ricardo Mantoanelli, que usará toda a sua experiência em faixa de shows no SBT para turbinar esse setor da novela, que pode ser uma boa arma de divulgação no boca-a-boca infantil e, claro, uma ferramenta de divulgação dos produtos licenciados e eventuais shows que a turminha do Orfanato venha a fazer pelo Brasil. Não custa lembrar que Letícia Navas, Sandra Pêra e Amanda Acosta (que vai cantar em dueto com uma criança a super clássica "Coração com Buraquinhos"), além das crianças Júlia Gomes e Donato Veríssimo, todas no elenco da novela, são também cantores, o que deve ajudar não só na formação dos clipes, como também pode se arriscar na formação da trilha sonora própria e inédita da novela. Para quem não é da área, o SBT tá se esforçando com aula de canto e dança para todo o elenco. Deve vir coisa boa por aí, afinal os clipes eram os principais símbolos de Chiquititas nos anos 90.

6 - Saudosismo forte: Geralmente remakes tem como ponto positivo a seu favor o fato de ter pessoas que assistiram e aprovaram a primeira versão. Isso ocorreu como fator positivo com várias novelas de diversas emissoras e não foi diferente em Carrossel. Chiquititas deve repetir a dose, com um diferencial: Chiquititas ainda está presente muito mais na mente das pessoas (saiu do ar em 2001), a primeira versão conhecida nacionalmente foi produzida pelo SBT (e gravada na Argentina, em parceria com a Telefé) e o público lembra não só da história como das músicas, o que pode reforçar a questão dos produtos vendidos da novela, especialmente CD’s e DVD’s.

7 - Comparação forte pode divulgar novela: Como Chiquititas se trata uma novela que é um remake de outra produzida pelo SBT no passado, as comparações vão ser fortes. O João Acaiabe é tão carismático quanto o Gésio Amadeu? A Manuela do Monte é do mesmo nível da Flávia Monteiro? O Guilherme Boury supera o argentino Alex Benn? A Mili manda tão bem quanto a Fernanda Souza na primeira versão? É mais do que natural isso. A comparação será, certamente, muito maior do que com Carrossel, cuja versão nacional era uma novidade até então. Se por um lado isso pode ser ruim, também existe seu lado bom, afinal a imprensa tende a ser uma forte aliada na divulgação da novela nas pautas do tipo “o que tal ator pensa sobre a nova versão da novela” (e ninguém terá coragem de falar mal de uma novela do qual participou um dia) e serão testemunhos, em sua maioria, de atores consagrados, muitos deles que despontaram como atores no próprio elenco infantil da trama. Além disso, os programas da casa poderão fazer vários encontros dentro ou fora do SBT desses personagens. Na própria coletiva da novela, Renata Del Bianco (antiga Vivi e hoje apresentadora da RedeTV!) esteve com a "nova" Vivi de Chiquititas. Ontem, o Mosca da antiga versão de Chiquititas se encontrou com o ator que ficará responsável pelo mesmo personagem na nova versão em quadro de divulgação em A Praça é Nossa e também no Conexão Repórter Especial sobre a novela. Pautas como essa devem virar uma constante.

8 - Licenciamento de produtos: Ao contrário de Carrossel, quando o SBT não estava preparado, de início, para o sucesso e nem mantinha contratos com empresas para licenciar produtos de novelas, agora a situação é bem diferente. A novela já entra no ar nesta segunda com contratos em vigor e uma meta de licenciamento de 350 produtos diferenciados, gerando uma expectativa de faturamento superior aos R$ 100 milhões conseguidos por Carrossel. Para puxar esse setor da novela, os CD's e DVD's contarão novamente com direção musical de Arnaldo Saccomani e Laércio Ferreira, que prometem uma trilha mesclando músicas marcantes da primeira edição com músicas inéditas, inclusive com participação internacional do cantor americano Arnold McCuller, que esteve na trilha sonora de filmes como "Hairspray: Em Busca da Fama" (2007), já exibido pelo SBT.

9 - Fator feminino pesa na venda: Inúmeros estudos sobre licenciamento de produtos ligados a programas de TV, mostra que são as crianças do sexo feminino que puxam esse setor. O fato de Chiquititas começar só com elas no orfanato, pode ser um bom chamado de venda para produtos licenciados. Mas é bom lembrar que isso coloca um pouco em risco a audiência infantil masculina, que, em uma novela do seu “universo”, quer ver lá na novela seu representante. Felizmente Mosca e cia já aparecem no ar desde o começo, mesmo fora do orfanato.

10 - Patrocínios renovados: Além do licenciamento de produtos, Chiquititas se beneficia do sucesso de Carrossel no tocante aos patrocinios. Os 5 patrocinadores renovaram. Detalhe que são três cotas compradas apenas pela Unilever, além de Cacau Show e Nestlé. Não é difícil imaginar que a renovação da cota para Chiquititas tenha se dado até por valores superiores aos pagos por Carrossel, cujo sucesso era imprevisível para os anunciantes até antes da estreia. E detalhe: hoje Carrossel detém o segundo valor por um anúncio de 30 segundos do SBT, perdendo apenas para o Programa Silvio Santos. E Chiquititas tem a missão de manter essa valorização toda.

Fonte: SBTpedia

Os Bastidores de Chiquititas - Conexão Repórter

Mosca, Ernestina e Chico na Praça é Nossa

“Corro atrás dos meus objetivos”, diz Pedro Lemos sobre Chiquititas

“Corro atrás dos meus objetivos”, diz Pedro Lemos sobre Chiquititas - Reprodução
Tobias, personagem de Pedro Lemos em Chiquititas, passa grande de seu tempo atrás do balcão do Café Boutique, sonhando em progredir. Na vida real, porém, o ator afirma ser bem diferente e objetivo: se tem uma meta, corre atrás até conseguir. Por isso, interpretou tantos papéis versáteis na TV e no teatro, onde começou em 2003.
“Já interpretei padre (na novela Amor e Revolução, do SBT), fiz peças infantis e agora, sou um sonhador. Essa é a melhor coisa na minha profissão. E desde o começo foi assim. Corro atrás dos meus objetivos e me arrisco em projetos novos. Tenho medo é de ficar parado, na mesmice”, afirmou ele, em conversa com O Fuxico.
Mas o personagem não é tão diferente assim do ator. Assim como o Tobias, Lemos admite: é bem romântico com a mulher, Daniela.
“O Tobias é sonhador e romântico, quase ingênuo. Eu também sou romântico. Gosto de surpreender a minha mulher (Daniela). Mas não sempre, porque senão, banaliza. Me considero um eterno apaixonado”, garantiu.
A novela estreia no próximo dia 15, às 20h30, no SBT.   
Fonte: O Fuxico 

“Ninguém limpa o fogão como ele”, diz Iris Abravanel sobre Silvio Santos

Íris Abravanel: “O Silvio lava a louça e ninguém limpa o fogão igual a ele” - Divulgação/Carol Soares / SBT
Íris Abravanel é a entrevistada de Marília Gabriela no De Frente Com Gabi, do SBT, no próximo domingo (14).
Mãe de 4 filhas e casada há 30 anos com Sílvio Santos, Íris conversa com a jornalista sobre sua vida pessoal e também sobre a estreia de sua nova novela, Chiquititas, que começa a ser exibida a partir da próxima segunda-feira (15).
A autora contou que não tem vaidade na profissão e que o que quer mesmo é trabalhar e acrescentar valores nas vidas das famílias e das crianças, numa referência às tramas de Carrossel e Chiquititas.
Iris ainda comentou sobre os cuidados que todos têm com os atores mirins e explicou que eles têm psicólogos para atenderem os pequenos e para que eles consigam separar bem a personalidade delas com as das personagens.
A escritora comentou ainda um pouco da rotina de seu dia-a-dia, em casa, com o marido e fez uma confissão surpreendente sobre o dono do baú.
“Eu gosto de cozinhar e o Silvio lava a louça. Ninguém limpa o fogão igual a ele. É um brinco, impecável”, disse Íris à jornalista.
A autora falou ainda que até hoje mantém o clima de romance e namoro com o marido.
“Namoramos com bilhetinhos de “meu amor” e tudo. Todo casal precisa de um tempo sozinho sem os filhos. A gente precisa preservar esse companheirismo”, contou à Gabi.
A entrevista completa de Íris Abravanel à Marília Gabriela vai ao ar neste domingo (14) à meia-noite, logo depois do Programa Sílvio Santos, no SBT.
Fonte: O Fuxico 

“Conexão Repórter” com bastidores “Chiquititas” decepciona e registra baixa audiência


Cabrini, as crianças já foram dormir…
A edição do “Conexão Repórter” desta quinta-feira, 11 de julho, falou sobre a estreia da nova novela do SBT, “Chiquititas”. Mesmo mostrando cenas inéditas da novela, o programa não alcançou boa audiência. O motivo? O programa foi exibido tarde demais para as crianças assistirem.
De acordo com dados do Ibope, a edição do “Conexão Repórter” alcançou 4,4 pontos de média. No horário, a Globo liderou com cerca de 8 pontos.  A Record ficou em terceiro lugar de audiência com 4 pontos de média.
Cada ponto representa 62 mil domicílios na Grande São Paulo. Os números acima são consolidados e servem como referência para o mercado publicitário.
Fonte: TV Foco 

Chiquititas participam do Programa do Ratinho desta sexta; veja chamada

Nesta sexta, 12 de julho, as Chiquititas vão invadir o palco do Programa do Ratinho. Elas vão contar tudo sobre suas personagens e mostrar as músicas que embalarão a trama.

Além disso, Ratinho visita um dos cenários mais doces da nova que estreia na próxima segunda, às 20h30, na tela do SBT.

E mais: DNA e Jornal Rational.

PROGRAMA DO RATINHO
Nesta sexta, às 21h15

Programa do Ratinho recebe o elenco de Chiquititas e mostra sets de gravação da novela

O elenco de "Chiquititas" vai hoje ao "Programa do Ratinho" (SBT). As crianças mostrarão os sets da novela, que estreia na segunda no canal.

Fonte: Alberto Pereira Jr (Outro Canal - Folha de S. Paulo)