quarta-feira, 19 de junho de 2013

Após críticas no início da carreira, Íris Abravanel se revela competente autora de novelas infanto-juvenis

Há seis anos, quando o SBT anunciou que Íris Abravanel, esposa de Silvio Santos, iria começar a escrever novelas, choveram críticas. Entre as mais ferrenhas, a que ela só daria início a esse trabalho por ser casada com o dono da emissora e um dos homens mais poderosos do País. O tempo passou e, depois de algumas tramas frustradas, finalmente parece que a Sra. Abravanel conseguiu espaço. Sua mais recente novela, 'Carrossel', alcançou bons picos de audiência, chegando em vários momentos a deixar o SBT em segundo lugar no horário. A fórmula é simples: Íris agora se dedica a 'histórias para a família brasileira', como a emissora passou a definir.

Sucesso no início dos anos 90, a telenovela mexicana 'Carrossel' ganhou uma nova versão em 2012 escrita por Íris. E o resultado foi melhor que o esperado. Além de cativar crianças de todas as idades, fidelizou também os pais e destacou o conceito de novela para reunir a família. "Nossa maior expectativa é que toda a família volte a se reunir para desfrutar de bons e divertidos momentos juntos", disse a autora na época do lançamento.

Íris acertou em cheio e espera o mesmo na trama que sucede 'Carrossel'. 'Chiquititas', nova aposta do SBT, tem início previsto para julho deste ano, mas já está 'causando' entre os fãs mirins. Espera-se que os personagens tenham o mesmo carisma dos fofos Maria Joaquina, Cirilo e Paulo interpretados por Larissa Manoela, Jean Paulo Campos e Lucas Santos, respectivamente, em 'Carrossel'.

Mas quem pensa que Íris Abravanel deu início a sua carreira como autora de novelas num passe de mágica está enganado. Jornalista e empresária, ela começou a escrever suas tramas por sugestão do competente Walcyr Carrasco, no ar com 'Amor à Vida', da Rede Globo. "Ela se expressava de uma maneira muito boa e até a aconselhei a escrever romances", revelou o autor. O incentivo aconteceu na época que ele trabalhava com Íris na revista Contigo!. Ela era cronista e Walcyr seu editor.

start em sua carreira de autora foi dado em 2008 com 'Revelação' e Íris tomou gosto pelas tramas. Em seguida vieram 'Vende-se um Véu de Noiva' (2009) e 'Corações Feridos' (2011). Mas nenhuma teve o mesmo sucesso da nova versão de 'Carrossel'.

No início Íris sofreu preconceito por ser a esposa de Sílvio Santos. "Muita gente dizia: 'Ela vai ficar dois meses nessa e não vai aguentar, vai para o shopping'. Mas, como diz o Chaves, 'não contavam com a minha astúcia'", contou em entrevista. Apesar das críticas, Íris não se deixou abater e seguiu escrevendo. Ela provou que não é apenas esposa de Silvio Santos. Aos 63 anos, a Sra Abravanel revelou-se uma competente autora de novelas infanto-juvenis. 

Fonte: iBahia