terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Raio-X do elenco adulto de Chiquititas 2013

Foi divulgado hoje boa parte do elenco que estará em Chiquititas 2013, no SBT. Nós, do SBTpedia, resolvemos, portanto, fazer um raio-X com 17 atores e atrizes jovens e adultos que estão escalados para a próxima novela da emissora. Vale a pena conferir a lista e diga para nós qual é o seu preferido!
Gabriela Saraiva: Atualmente no ar em Carrossel na pele de Rosa, mãe de Valéria (Maisa Silva), Gabriela Saraiva pode ser a única do elenco adulto da novela a permanecer para Chiquititas. Durante sua carreira, já fez de tudo um pouco: inúmeros comerciais, especialmente nas Casas Bahia e já trabalhou com marketing de empresas, como da Rádio 89 FM e já cuidou das redes sociais do Grupo Walmart. Também já escreveu e atuou como apresentadora no projeto Vida em Alta, uma plataforma digital com informações relevantes sobre Saúde e Qualidade de Vida e Bem-Estar. A torcida é para que agrade mais em Chiquititas. Em Carrossel não convenceu tanto.
Pedro Lemos: Jovem ainda, Pedro Lemos começou a carreira na TV em 2011, em Amor e Revolução, do SBT. Essa será, portanto, sua segunda novela na carreira. Em Amor e Revolução surpreendeu positivamente ao viver o Padre Inácio, por ter que lidar com situações de drama e humor, em vários capítulos. Em alguns momentos era torturado, dava abrigo a refugiados, dava conselhos para seu primo José (Cláudio Lins). Já em outros, vivia com a eterna dúvida de largar a batina ou não por causa das mulheres e sempre trazia boas risadas ao contracenar com a atriz Marilice Cosenza. Em Chiquititas, viverá o papel de Tobias.
 
Ernando Tiago: Um ator regular que nunca compromete o personagem que faz. Essa é a melhor definição para os trabalhos do já veterano Ernando Tiago. E esse é praticamente da casa: essa vai ser a 8ª novela dele no SBT na carreira. Provavelmente, será o único ator que atuou na versão original de Chiquititas e que fará a versão nova, de 2013. A bem da verdade, apenas uma pequena participação, em 2000, com o personagem Davi, mas vale o registro. O último persoangem dele, nas novelas, foi justamente no SBT, em Amor e Revolução, com o sanguinário inspetor Fritz. Com tantos trabalhos no SBT, claro, ele não poderia deixar de ser mais uma revelação da emissora, tendo surgido como ator na TV em Razão de Viver (1996).
Giovanna Gold: Ela nunca trabalhou no SBT (até agora), mas pôde ser vista e por muita gente nas reprises de Pantanal, em 2008, interpretando a espivitada Zefa e em 2010, como Marisa, de Ana Raio e Zé Trovão, ambas originalmente da TV Manchete. Em 1993, teve outro papel de destaque na TV, com o remake de Mulheres de Areia, na Globo, quando posou nua para a Revista Sexy. Depois da reprise de Pantanal, ela retornou à TV, após 12 anos fora do ar. Fez o especial “Uma Noite no Castelo” (Globo, 2009) e, por sua forte veia humorística, atuou em paródias do Show do Tom, extinto programa da Rede Record, como O Infeliz (O Aprendiz) e O Curral (A Fazenda), onde ela se passou por Janaína Jacobina (foto) e pela Ana Paula Oliveira. Talvez fosse uma boa aproveitá-la nesse sentido em Chiquititas.
Liza Vieira: Experiente atriz, Liza Vieira retoma sua carreira na TV, abandonada desde 2007. Esse será o seu quarto papel no SBT, tendo trabalhado antes em Cortina de Vidro e Maria Esperança e Carrossel, onde fez pequena participação como empregada na casa de Valéria (Maisa Silva). Exerceu também trabalhos importantes na TV Tupi e na Rede Globo, obtendo grande popularidade ao atuar em Sétimo Sentido (1982), obra de Janete Clair. Dedicou também parte de sua vida ao cinema (em pornochanchadas) e mais recentemente ao teatro com peças como "Trair e Coçar é só Começar", “Laços Eternos” e a espírita “O Advogado de Deus”. Contracenou com Noemi Gerbelli (a atual Diretora Olívia de Carrossel) na Vila Maluca, da RedeTV! e também acumula um musical na Band durante a década de 80, o que pode ser útil como experiência em se tratando de Chiquititas.
Daniel Andrade: O ator Daniel Andrade ainda não revelou seu personagem em Chiquititas, mas pode ser uma das boas surpresas da novela. Apesar de já experiente, Daniel despontou mesmo em Esmeralda, ao viver Ádrian. Seu papel, formando casal ao lado de Karina Barum, roubou a cena da novela e foi um dos principais destaques da trama. Após a novela, seguiu para Record onde emplacou uma série de 7 trabalhos, sendo o último a minissérie Rei Davi. Vai reencontrar dois parceiros de “Prova de Amor”, da Record, agora em Chiquititas: Roberto Frota e Guilherme Boury. Também tem experiência no teatro com peças infantis, inclusive com adaptação da obra de Ziraldo. Disse, em entrevista à Caras Online, que sua sobrinha, fã de Carrossel, vibrou com seu personagem em Chiquititas. Ou seja, o apoio da família para dar certo na novela já tem.
João Gabriel Vasconcellos: Assim como reviraram a vida da Rosanne Mulholland e acharam uma cena quente dela em “Falsa Loura”, certamente João Gabriel será “vítima” da mesma história. Em 2009, João Gabriel estreou no cinema e se tornou famoso ao estrelar o polêmico filme “Do Começo ao Fim”, em que ele interpreta Francisco, um jovem que se apaixona pelo meio-irmão, Thomas e passam a viver como um casal. Depois disso, acumulou uma série de trabalhos no cinema e no teatro e virou repórter do Vai e Vem, atração de Preta Gil no canal GNT. Também fez uma breve participação em Passione (Globo), onde foi um dos “peguetes” de Maitê Proença. Veja como é o mundo da TV: ele é ex-namorado da Tammy di Calafiori. Ele, discretamente, entrou na novela e ela, cotada aos montes pela imprensa, ficou de fora. Aliás, fica a dica para a direção: tanto Guilherme Boury quanto João Gabriel mandam bem no surf. Externas na praia são bem vindas.
João Acaiabe: Eu já apostava nele antes mesmo de sair a confirmação. Com sua participação em “Os Velhinhos se Divertem”, no Programa Silvio Santos, ficava claro que João Acaiabe seria a opção mais viável do SBT para o papel de Tio Chico, desempenhado por Gésio Amadeu no remake de 1997. Com larga experiência em programação infantil, ficando famoso justamente pelo Bambalalão, programa que comandou durante a década de 80 na TV Cultura, também acumula passagem como Tio Barnabé, do Sítio do Picapau Amarelo, na Rede Globo. Mais recentemente, em 2010, fez seu primeiro trabalho no SBT, em Uma Rosa com Amor, como o artista Pimpinoni e seu inseparável ventríloco Arlequim. Agora, terá um papel dificílio que é de repetir a mesma empatia com o público que Gésio Amadeu conseguiu no passado. Fica a torcida.
Roberto Frota: Ator muito experiente, Roberto Frota acumula dezenas de novelas na carreira. Iniciou suas atividades na TV na TV Manchete onde fez várias novelas, entre 1987 e 1995, porém, dentro desse período, acabou fazendo Araponga (Globo, 1990), famosa por ter sido criada para tentar barrar justamente uma novela da Manchete (Pantanal). Foi colega de elenco de Guilherme Boury e Daniel Andrade em Prova de Amor (Record, 2005), Manuela do Monte (Globo, 2006/2007) e de Lisandra Parede em Chamas da Vida (Record, 2008). Seu último trabalho foi em Sansão e Dalila, na Record e Chiquititas será o seu primeiro papel no SBT.
Virgína Nowicki: Ela voltou! Virgína Nowicki já experimentou rigorosamente de tudo na TV brasileira. Já foi apresentadora de musicais, já foi âncora de telejornal, já foi atriz, já foi apresentadora de auditório, já fez programa cultural, já fez programa de entrevistas e bastidores dos canais. Já passou por Globo, SBT, Record, Manchete, RedeTV!. Apesar de tantos trabalhos, sua aparição pra TV foi no comercial das Lojas Marisa, onde despertou logo o interesse de Walter Avancini, que a levou para o seriado Alô Doçura, no SBT, seu primeiro trabalho na televisão. Em 1991, apresentou o Musidisc no SBT e em 2006, voltou, novamente, sendo uma das finalistas do reality Bailando por um Sonho. Em meados do ano passado, ela declarou ao Famosidades: “Não planejei abdicar da carreira de atriz, porém apareceram ótimas oportunidades como comunicadora e emendei um projeto no outro. Às vezes, penso em voltar atuar, porque não?”. E ela está de volta. Brevemente o Cartas e Cartazes, aqui do SBTpedia, trará algo muito especial sobre a carreira dela no SBT.
Sandra Pêra: Os mais jovens podem conhecê-la apenas como irmã da Marília Pêra. Mas Sandra Pêra tem uma carreira artística muito importante na TV e também em musicais. O auge veio com a novela Dancin' Days (1978), baseado justamente na casa noturna carioca que deu origem ao grupo As Frenéticas, do qual Sandra Pêra era uma das integrantes. Seus últimos trabalhos em novelas foram pequenas participações em Chamas da Vida (2008), Passione (2010) e Cheias de Charme (2012), sendo que nesta última novela, pelo sucesso das Empreguetes, Sandra Pêra fez participação fazendo ela mesma. A sua experiência musical será muito importante, certamente, para Chiquititas. A torcida fica é para que ela tenha melhor sorte que Marília Pêra no SBT, já que sua irmã foi contratada para fazer a novela “A Pantera”, que nunca saiu do papel.
Lisandra Parede: Após rápida participação em Malhação, em 2007, Lisandra Parede foi chamada pelo SBT para ser uma das protagonistas de Amigas e Rivais naquele mesmo ano. Apesar da atuação das 4 protagonistas da novela não ter sido das mais empolgantes, Lisandra foi a que mais se destacou, apesar da mínima experiência em TV. Saindo do SBT, foi pra Record fazer uma psicopata em Chamas da Vida (2008) e mais recentemente a manipuladora Débora de Rebelde (2011), onde ganhou mais rodagem e experiência. Durante Rebelde, inclusive, declarou ter vontade de se dedicar a aulas de canto, para se dedicar a musicais. Chamada pelo SBT novamente, Lisandra Parede fará o papel de Maria Cecília e terá um viés de vilã, como seus últimos personagens na TV e a aula de canto pode vir como consequência em Chiquititas.
Amanda Acosta: Aposta adulta das mais interessantes, Amanda Acosta apareceu pela primeira vez na TV no Programa Raul Gil e, logo emplacou uma vaga no Dó-Ré-Mi e depois no Trem de Alegria, grupo infantil de enorme sucesso na década de 80. Após a dissolução do grupo, trabalhou em diversos musicais no teatro, inclusive voltados para o público infantil, como por exemplo, No Reino das Águas Claras, baseado na obra de Monteiro Lobato. Esse papel, vale o destaque, partiu de um convite de Cintia Abravanel, filha de Silvio Santos. Recentemente, estava apresentando o programa Inglês com Música, na TV Cultura. Esse será o seu primeiro papel em novelas, muito embora já tenha feito participação no sitcom Ô Coitado, no SBT, em 1999. Em uma novela musical como Chiquititas, será muito importante contar com atores cantores que entendam a cabeça das crianças, especialmente com músicas, como é o caso específico de Amanda. Em Chiquititas, ela viverá o papel de Letícia.
Letícia Navas: Assim como Amanda Acosta, Letícia Navas também apareceu pra TV no Programa Raul Gil, só que bem mais recentemente. Entre os anos de 2009 e 2010, na transição de Raul Gil entre Band e SBT, ela fez parte de um elenco excelente do quadro Jovens Talentos, onde só tinha cantor e cantoras teen de alto nível. Letícia Navas foi, com certeza, uma delas. Formou, em seguida, a banda Frater 5, e tentou uma vaga em Malhação no início de 2011, mas não passou no teste. Contudo, o teste agradou o diretor Boninho e surgiu o convite para apresentar a TV Globinho, ao lado Emílio Eric Surita, dobradinha que será repetida agora na novela do SBT. Letícia terá o seu primeiro papel como atriz, mas terá o facilitador de ser uma novela com um viés musical, sua “praia” principal. Na trama, será Clara, amiga da protagonista Carol.
Emílio Eric Surita: Filho de Emílio Surita do Pânico, Eric Surita, com toda certeza, será o responsável por fazer a novela bombar nas redes sociais. Desde os tempos de Colírio Capricho, arrebatou uma legião de fãs e admiradoras na Internet. Além disso, traz a empatia com o público infantil/infanto-juvenil conquistada durante o tempo em que foi apresentador da TV Globinho, na Rede Globo. Durante seu tempo na emissora global, participou da Oficina de Atores da emissora e declarou ter expectativa em fazer peças teatrais e filmes. Acabou numa novela e do SBT. Voltas que a vida dá. Em Chiquititas, viverá um papel importante, que é de Beto, irmã da protagonista Carol.
Manuela do Monte: Após tantos nomes especulados para o papel de protagonista, como o de Tammy di Calafiori e Lissah Martins, Manuela do Monte surgiu de última hora e agradou. Protagonista da temporada 2003 de Malhação, na Globo, Manuela teve uma carreira toda construída na emissora carioca. Contudo, desde 2011, especialmente, vinha perdendo espaço por lá, fazendo apenas pequenas participações especiais. Terá seu primeiro trabalho no SBT e a chance de deslancha de vez na carreira. Potencial ela já mostrou várias vezes que tem. Contudo, a tarefa não é nada fácil. Como Carol, papel adulto mais importante, terá a dura missão de substituir na cabeça das pessoas a “Carol de Flávia Monteiro”. Fazendo um paralelo entre Rosanne Mulholland (protagonista de Carrossel) e Manuela do Monte (protagonista de Chiquititas), enquanto a primeira tem muitos trabalhos no cinema e poucos trabalhos de destaque na TV, Manuela é inversamente proporcional, quase não acumulando trabalhos em filmes. Uma curiosidade é que Manuela é natural de Santa Maria, cidade assolada por um trágico incêndio nesta semana.
Guilherme Boury: O protagonista adulto de Chiquititas será bem jovem, com apenas 29 anos. Neto do diretor Reynaldo Boury, Guilherme construiu boa parte de sua carreira na TV na Record, de 2005 a 2009. Em 2008, inclusive, ganhou prêmio de ator revelação pelo seu personagem em Amor e Intrigas. Porém, seu último trabalho foi na Globo, em Fina Estampa (2011), de Aguinaldo Silva. Em Chiquititas, seu primeiro papel no SBT, Boury terá a missão de viver o Júnior, que no remake original foi interpretado por um ator argentino e não tinha lá tanta popularidade entre os telespectadores brasileiros, mesmo se relacionando com a protagonista. Para tanto, já declarou na imprensa que está fazendo aulas de canto e dança para a novela.

Por José Eustáquio Lopes de Faria Júnior (@juniorpitangui) -  SBTpedia

SBT define elenco de Chiquititas: Manuela do Monte será protagonista e Virgína Nowicki retorna às novelas

O SBT já tem definido o elenco de “Chiquititas”, substituta de “Carrossel”, com gravações em fevereiro. Guilherme Boury e Manoela do Monte serão os protagonistas. No mais, Amanda Acosta, Julia Oliiver, Cintia Cruz, Lívia Inhudes, Rayssa Chaddad, Bianca Paiva, Gabriella Saraivah, Giulia Garcia, Ernando Tiago, Carolina Chamberlain, Donato Veríssimo, Sophia Valverde, João Gabriel, Gabriel Santana, Anna Livya Padilha, Thiago Wittner, Guilherme Vieira, Filipe Cavalcanti, Sandra Pêra, João Acaiabe, Virginia Nowick, Giovanna Gold, Liza Vieira, Lisandra Parede, Julia Gomes, Lorena Ticci, Amanda Furtado, Emilio Eric Surita, Pedro Henrique, Naoki Takeda, Letícia Navas, Daniel Andrade, Roberto Frota, Naiumi Goldoni e Pedro Lemos.

Também estão garantidas em “Chiquititas” as participações de Larissa Manoela, Jean Paulo Campos, e Lívia Andrade, os três de “Carrossel”, depois de um estratégico descanso de imagem. A estreia da novela deverá acontecer entre junho e julho.

Na escalação de “Chiquititas”, louve-se a atitude do SBT ao se lembrar de nomes como Liza Vieira, Sandra Pêra, Giovanna Gold e Virgínia Nowick. Todos, me refiro aos nomes, há muito tempo esquecidos pelas outras emissoras.

Fonte: Flávio Ricco (Canal 1)