quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

Conheça a doença de Letícia que se descoberta precocemente têm até 95% de chances de cura

Leticia Chiquititas
Nesta terça (24/12), a personagem Leticia de Chiquititas, interpretada pela atriz Amanda Acosta, se despediu da novela com um final triste e comovente. Letícia morreu de câncer de mama, doença bastante conhecida pelas mulheres.
O Portal Chiquititas, diante da importância do assunto tratado na trama da novela, resolveu fazer uma matéria especial sobre o câncer de mama, tão comum que às vezes é esquecido por muitas mulheres.
Hoje o câncer de mama é uma doença que tem aproximadamente 60 mil novos casos todo ano, a faixa de idade mais comum é a partir dos 50 anos, porém pode atingir mulheres de todas as idades.
Para ajudar a tirar dúvidas de muitas mães de fãs da novela Chiquititas, conversamos com a fundadora e presidente do instituto Oncoguia, Luciana Holtz.
O instituto Oncoguia, que hoje é referência em informação de qualidade sobre o mundo do câncer, tem a missão de promover o acesso a todo cidadão brasileiro quanto à informação, prevenção, diagnóstico e tratamento.
Luciana explicou que a mulher a partir dos 40 anos deve fazer anualmente o exame de mamografia junto ao seu ginecologista e dessa forma, se o câncer de mama for detectado precocemente (bem pequeno), as chaces de cura são de até 95%.
Por isso deve-se ficar atenta aos principais fatores de risco como:
  • Ser mulher
  • Raça Branca
  • Prédisposição genética hereditária
  • Histórico de câncer de mama
  • Idade avançada ou envelhecimento
  • Primeira menstruação com menos de 12 anos
  • Menopausa tardia (mais que 55 anos)
  • Mamas muito densas
  • Obesidade
  • Sedentarismo
  • Tabagismo
  • Consumo de álcool (mais de 2 doses diárias)
Veja o vídeo com 6 alertas para manter a saúde das mamas em dia:
O diagnóstico de câncer de mama, somente pode ser estabelecido mediante uma biópsia da área suspeita que seja analisada por um patologista e laudada como sendo câncer de fato.
A realização desta biópsia, no entanto, somente ocorre em face de alguma alteração suspeita, seja no exame físico e/ou mamografia.
No caso da personagem Leticia, a descoberta do câncer foi tardia já em estágio avançado. É importante que todas as mulheres saibam que mesmo que descoberto o câncer de mama em estágio avançado, ele tem tratamento e grande possibilidade de cura.
A notícia boa é que devido ao avanço da tecnologia, esses tratamentos são menos agressivos, hoje existem mulheres que fazem uma sessão de quimioterapia e voltam para o trabalho no mesmo dia.
Dependendo do tipo de câncer de mama diagnosticado e de fatores relacionados à doença, o tratamento pode ser bem variado, sendo através de cirurgia, quimioterapia, radioterapia ou hormonoterapia.
Vale lembrar que o apoio emocional juntamente com o suporte, tanto familiar como de amigos, farão sempre uma grande diferença no tratamento e fazem parte das recomendações do Instituto Oncoguia.
A novela tratou muito bem sobre esse assunto, e colocou no ar um capítulo especial em que os amigos de Letícia realizam os seus desejos, relembre assistindo aqui:
O Instituto Oncoguia criou um espaço especial que visa incentivar o bem-estar e melhorar a qualidade de vida de pacientes oncológicos em tratamento. Uma das ações é doar perucas e lenços para mulheres que estejam iniciando o processo de tratamento oncológico.
Para conhecer mais sobre o instituto, acesse o site http://oncoguia.org.br/ e obtenha todas as informações que você precisa saber sobre o câncer de mama e outros.
Fonte: Portal Chiquititas

Comente com o Facebook: