sábado, 19 de outubro de 2013

Relembrando: A febre Chiquititas dos anos 90

Hoje iremos relembrar um marco da TV Brasileira, uma febre que tomou toda uma geração infanto-juvenil nos anos 90. Chiquititas foi uma versão brasileira da obra homônima de Cris Morena. A novela que conquistou vários países teve incio na rede Telefe da Argentina e logo depois ganhou uma versão mexicana e 5 temporadas no Brasil.

Exibida pelo SBT entre 28 de julho de 1997 e 19 de janeiro de 2001 com um total de 807 capítulos, a novela marcou o final dos anos 90 lançando CDs  outros produtos e artistas.


A história narrava as peraltices e aventuras de crianças de um orfanato liderado pela jovem Carolina, interpretada pela atriz Flávia Monteiro.
Fernanda Souza e Flávia Monteiro
Protagonistas de Chiquititas
1ª TEMPORDA: Conta o drama de Gabriela dá a luz e seu pai José Ricardo Almeida Campos sequestra a sua pequena neta, porque não pode permitir que sua filha seja mãe solteira. Deste modo cria o orfanato "Raio de Luz" para que a pequena Milena viva como órfã. Assim, durante anos, crianças da rua chegaram à casa formando uma grande família. Conta também a história de Carolina, uma jovem que trabalha em uma das fábricas dos Almeida Campos para pagar seus estudos, e Cinthia, que disputa o poder sobre as crianças com o malvado Ricardo. As crianças enfrentam também a rigorosa e linha-dura, porém bondosa Ernestina, que quer controlar a vida de todas.

2ª TEMPORADA: Com a morte de José Ricardo Almeida Campos, todos os bens da família Almeida Campos ficam nas mãos de Carmen. Deste modo e abusando de sua autoridade, seu único objetivo será fechar o orfanato Raio de Luz e manter oculto o segredo que seu irmão guardou durante anos: a verdadeira identidade de Mili. Carolina e as crianças são obrigadas a procurar outro lugar para viver e logo depois é nomeada a nova diretora do Raio de Luz.

3ª TEMPORADA: A terceira temporada ficou marcada pela briga da custódia de Maria entre Carolina e Felipe, que são obrigados a dividirem a guarda da garotinha e em meio a tantas brigas, aos poucos os dois acabam se apaixonando. Carmem também volta à direção do “Raio de Luz”, com o apoio de Helena. Com a saída de Mili, que depois de finalmente descobrir que Gabriela era sua verdadeira mãe e recuperar a visão, se mudam para os EUA, a vaga de protagonista jovem foi dividida entre Pata, Tati e Fran.


4ª TEMPORADA: Nesta nova fase, começam a aflorar mais claramente as questões da adolescência. O primeiro amor é um dos temas abordados.E o triângulo formado por Carolina, Fernando (Nelson Freitas) e Andréa (Bianca Rinaldi) vira um quarteto. É que entra em cena o saxofonista Manoel, um tipo simpático que agradará a Carolina. No início, todos pensarão que ele é irmão gêmeo de Felipe (Marcos Pasquim). Mas depois se saberá que Manoel é uma outra personalidade do vilão.

5ª TEMPORADA: Depois da demolição do orfanato e diante da terrível possibilidade de serem separados e enviados para distintas instituições, os meninos fogem de São Paulo guiados por Estrela e Alfredo até que, finalmente, chegam em São Dionísio - pequeno povoado rural onde vive Tunico, o avô de Estrela, num antigo e pitoresco celeiro. Tudo parece bem. Os meninos se sentem livres e felizes com a possibilidade de continuarem juntos. Mas nem tudo são flores naquele bueólico recanto. Estrela cresceu no bosque e o ama tanto quanto o velho Tunico, que a criou. Dentro do celeiro há uma árvore que cresceu com Estrela e que é parte de sua própria história. Uma árvore generosa dentro da qual os meninos descobrirão a entrada para um mundo fantástico. Embaixo de suas raízes há um formigueiro aparentemente abandonado, com caminhos que levam a lugares insólitos.

Primeiro descobrem que um desses caminhos leva até à casa em frente. Logo depois chegam muito mais longe : outros dois caminhos subterrâneos levam a um Bosque Encantado e a um lugar tenebroso, que os meninos batizam de Bosque do Terror - onde aparecerão incríveis personagens. Flores que falam e produzem milagres, formigas boas e más, pássaros estranhos com misteriosos poderes, fontes mágicas e outras surpresas inimagináveis. Os meninos menores descobrem esse mundo fascinante e logo passam a perceber que tudo é tão encantador quanto perigoso.

COMPARE O ELENCO DAS DUAS VERSÕES:


CURIOSIDADES: 

  • De todo o elenco de Chiquititas que passaram na novela de 1997 até 2001, muitos tiveram êxitos nas carreiras como atores:

    Fernanda Souza, Bruno Gagliasso, Débora Falabella, Kayky Brito, Jonatas Faro,
    Paulo Nigro, Gisele Frade, Carla Dias, Sthefany Brito e Greta Eleftheriou
  • A novela ganhou uma reprise anunciada em 19 de agosto de 2012, no ano em que Chiquititas Brasil completou 15 anos de sua exibição original, a nova versão foi realizada para substituir Carrossel, que está atualmente no ar desde 15 de Julho de 2013. A trama é readaptada pela autora Iris Abravanel.

CAPAS DAS TRILHAS SONORAS:


ABERTURAS:



RELEMBRE ALGUMAS MÚSICAS:


Fonte: Mhztv

Comente com o Facebook: