sexta-feira, 4 de outubro de 2013
Entrevista SBTpedia: Ricardo Mantoanelli, diretor de Chiquititas e de Patrulha Salvadora
Considerado por muitos um dos diretores mais promissores do meio televisivo nos últimos anos, ele surpreendeu a todos em 2012 quando resolveu trocar a linha de shows pela dramaturgia, onde atua na equipe de direção de Chiquititas. Estamos falando, claro, de Ricardo Mantoanelli, que acumula uma carreira de grandes sucessos sob sua direção no SBT. Começou a carreira na emissora na produção da Casa dos Artistas e desde então não parou mais. Foi diretor do Ídolos, Qual é o Seu Talento?, Astros, Se Ela Dança, eu Danço, Cante se Puder... Agora, na dramaturgia, prepara-se para estrear como diretor-geral da série Patrulha Salvadora, spin-off de Carrossel que o SBT pretende lançar em breve, muito possivelmente aos sábados. Na entrevista exclusiva ao SBTpedia, Mantoanelli fala sobre diversos assuntos da carreira, desde a acusação de plágio do QST?, o desgaste do formato de calouros, como foi a troca de linha de shows pela dramaturgia, seus planos para a carreira e sobre a novo seriado Patrulha Salvadora, que ele garante não ter nada a ver com a novela de Tiago Santiago. Confira na íntegra a entrevista:
SBTpedia: Primeiramente, conte para nós como é a sua rotina de trabalho no SBT? Gosta de trabalhar na emissora?
Ricardo Mantoanelli: Gosto muito do SBT. Me considero privilegiado de trabalhar aqui, onde tenho liberdade e reconhecimento.
SBTpedia: À propósito, como surgiu seu interesse pela televisão?
Ricardo Mantoanelli: Sou formado em publicidade, mas meu primeiro emprego foi em produtora de comerciais. Quando cheguei à direção, procurei novos desafios e mais visibilidade. Meu primeiro projeto na emissora foi a “Casa dos Artistas”, como editor artístico, em 2001.
SBTpedia: Você dirigiu vários formatos de shows no SBT, sempre com grande sucesso. O que te motivou a fazer troca de papéis, indo para a dramaturgia? O que diferencia o papel de diretor em um formato de shows e em uma novela?
Ricardo Mantoanelli: Sou um contador de histórias, cinéfilo e adoro trabalhar com atores. Na televisão o que mais se aproxima do cinema são as séries e a telenovela, por isso busquei esse novo desafio na teledramaturgia. Não vejo muita diferença no papel do diretor nas duas áreas, pois o principal atributo do líder é extrair o melhor da sua equipe em qualquer que seja o formato. O set é muito diferente. Na novela, é necessário mais concentração, pois trabalha-se no detalhe. Por isso o ambiente é mais silencioso. Na linha de show, o calor da plateia é fundamental, então um pouco de tumulto faz parte do jogo.
SBTpedia: Carrossel foi fenômeno de audiência e agora, felizmente, Chiquititas também está agradando e já sucesso no SBT. Ambas as novelas, no entanto, já foram testadas em diversos países, ou seja, já havia certa “garantia” de audiência. Acha que o SBT poderia investir e arriscar, também, em dramaturgia infantil com texto próprio?
Ricardo Mantoanelli: Sem dúvida. A “Patrulha Salvadora”, apesar de ser um produto derivado de Carrossel, é a maior prova disso. Deve chegar em breve e vai surpreender muita gente pela originalidade do texto de Íris Abravanel e equipe e o conceito que criamos.
SBTpedia: Você será diretor-geral da série Patrulha Salvadora, que estreia em breve no SBT. Você teme comparações dessa versão com a novela Carrossel, uma vez que se trata de um spin-off?
Ricardo Mantoanelli: Creio que não há nada para temer. Fizemos um trabalho muito honesto e demos sangue nesse trabalho. Que venham as comparações, pois são sinal de que as pessoas vão assistir.
SBTpedia: Foi noticiado pela imprensa que o projeto da Patrulha Salvadora guarda semelhanças com a novela "O Superpoder do Amor", de Tiago Santiago. Isso realmente procede?
Ricardo Mantoanelli: Não tem ligação alguma. Li a sinopse do Tiago. Ele mesmo vai comprovar quando assistir.
SBTpedia: Em 2009, o SBT lançou com grande sucesso o Qual é o Seu Talento? (QST), tendo você como diretor. Porém, o formato não pôde continuar na grade anos depois por acusação de plágio da Fremantle, muito embora o SBT fizesse concurso de calouros desde sempre. Como você essa questão de plágio e formatos internacionais na TV atualmente?
Ricardo Mantoanelli: Acredito que não há plágio algum no QST, pois nunca tinha assistido o “Got Talent”. A mecânica, cenário, duração são totalmente diferentes. Há um acordo entre as grandes criadoras de formatos em não se atacar. Mas processar o SBT pode. Acho tudo isso uma grande bobagem. Afinal, o primeiro grande “Show de Calouros” que inspirou os demais foi o próprio Silvio quem criou.
SBTpedia: O formato original do QST?, inclusive, foi comprado pela emissora concorrente e exibido recentemente, mas não obteve audiência e nem repercussão. Considera que este tipo de atração é a cara do SBT?
Ricardo Mantoanelli: Sim, mas há um desgaste nesse tipo de formato. É preciso descansar um pouco para voltar repaginado, com outras atrações. Criou-se uma espécie de “calouro profissional” da TV, que fica circulando pelas emissoras. É necessário dar um tempo para esse casting se renovar.
SBTpedia: Outro formato que você dirigiu foi o "Se Ela Dança, eu Danço", em 2011. A atração trouxe a dança de uma forma bem criativa, interessante e que alcançou ótimos índices de audiência, no antigo SBT Show. O formato foi criado por você? Acredita que esse programa tenha fôlego para novas temporadas no SBT?
Ricardo Mantoanelli: Sim. Um dos trabalhos que mais gostei de fazer. Original, alegre e importante para a dança como arte. Colho frutos até hoje e fiz grandes amigos. Infelizmente outro oportunista de plantão entrou em cena, ou melhor, na Justiça para boicotar o “Se Ela Dança, eu Danço”. Isso desgastou um pouco a imagem do programa internamente.
SBTpedia: Também se falou bastante na imprensa entre 2011 e 2012 que você teria criado um projeto para o SBT chamado "Nasce um Milionário", com mulheres grávidas e prêmio de 1 milhão de reais. Fale um pouco desse programa e se ele ainda tem chances de emplacar na emissora.
Ricardo Mantoanelli: Tenho mais de 10 formatos originais criados. Alguns deles já apresentei ao Comitê Artístico do SBT e podem ter um caminho no futuro. Só depende do timing certo, orçamento adequado e aprovação da diretoria.
SBTpedia: Para finalizar, conte para nós o que você ainda não fez na TV e que gostaria de fazer? Acredita que falta espaço para algum determinado tipo de atração na TV aberta?
Ricardo Mantoanelli: Acho que com a estreia da série “Patrulha Salvadora” completo um ciclo. Só vai faltar talvez um telefilme ou um documentário, quem sabe.
SBTpedia: O SBTpedia agradece desde já pela entrevista concedida.
Ricardo Mantoanelli: Obrigado pela oportunidade. Sempre às ordens.
SBTpedia: Primeiramente, conte para nós como é a sua rotina de trabalho no SBT? Gosta de trabalhar na emissora?
Ricardo Mantoanelli: Gosto muito do SBT. Me considero privilegiado de trabalhar aqui, onde tenho liberdade e reconhecimento.
SBTpedia: À propósito, como surgiu seu interesse pela televisão?
Ricardo Mantoanelli: Sou formado em publicidade, mas meu primeiro emprego foi em produtora de comerciais. Quando cheguei à direção, procurei novos desafios e mais visibilidade. Meu primeiro projeto na emissora foi a “Casa dos Artistas”, como editor artístico, em 2001.
SBTpedia: Você dirigiu vários formatos de shows no SBT, sempre com grande sucesso. O que te motivou a fazer troca de papéis, indo para a dramaturgia? O que diferencia o papel de diretor em um formato de shows e em uma novela?
Ricardo Mantoanelli: Sou um contador de histórias, cinéfilo e adoro trabalhar com atores. Na televisão o que mais se aproxima do cinema são as séries e a telenovela, por isso busquei esse novo desafio na teledramaturgia. Não vejo muita diferença no papel do diretor nas duas áreas, pois o principal atributo do líder é extrair o melhor da sua equipe em qualquer que seja o formato. O set é muito diferente. Na novela, é necessário mais concentração, pois trabalha-se no detalhe. Por isso o ambiente é mais silencioso. Na linha de show, o calor da plateia é fundamental, então um pouco de tumulto faz parte do jogo.
SBTpedia: Carrossel foi fenômeno de audiência e agora, felizmente, Chiquititas também está agradando e já sucesso no SBT. Ambas as novelas, no entanto, já foram testadas em diversos países, ou seja, já havia certa “garantia” de audiência. Acha que o SBT poderia investir e arriscar, também, em dramaturgia infantil com texto próprio?
Ricardo Mantoanelli: Sem dúvida. A “Patrulha Salvadora”, apesar de ser um produto derivado de Carrossel, é a maior prova disso. Deve chegar em breve e vai surpreender muita gente pela originalidade do texto de Íris Abravanel e equipe e o conceito que criamos.
SBTpedia: Você será diretor-geral da série Patrulha Salvadora, que estreia em breve no SBT. Você teme comparações dessa versão com a novela Carrossel, uma vez que se trata de um spin-off?
Ricardo Mantoanelli: Creio que não há nada para temer. Fizemos um trabalho muito honesto e demos sangue nesse trabalho. Que venham as comparações, pois são sinal de que as pessoas vão assistir.
SBTpedia: Foi noticiado pela imprensa que o projeto da Patrulha Salvadora guarda semelhanças com a novela "O Superpoder do Amor", de Tiago Santiago. Isso realmente procede?
Ricardo Mantoanelli: Não tem ligação alguma. Li a sinopse do Tiago. Ele mesmo vai comprovar quando assistir.
SBTpedia: Em 2009, o SBT lançou com grande sucesso o Qual é o Seu Talento? (QST), tendo você como diretor. Porém, o formato não pôde continuar na grade anos depois por acusação de plágio da Fremantle, muito embora o SBT fizesse concurso de calouros desde sempre. Como você essa questão de plágio e formatos internacionais na TV atualmente?
Ricardo Mantoanelli: Acredito que não há plágio algum no QST, pois nunca tinha assistido o “Got Talent”. A mecânica, cenário, duração são totalmente diferentes. Há um acordo entre as grandes criadoras de formatos em não se atacar. Mas processar o SBT pode. Acho tudo isso uma grande bobagem. Afinal, o primeiro grande “Show de Calouros” que inspirou os demais foi o próprio Silvio quem criou.
SBTpedia: O formato original do QST?, inclusive, foi comprado pela emissora concorrente e exibido recentemente, mas não obteve audiência e nem repercussão. Considera que este tipo de atração é a cara do SBT?
Ricardo Mantoanelli: Sim, mas há um desgaste nesse tipo de formato. É preciso descansar um pouco para voltar repaginado, com outras atrações. Criou-se uma espécie de “calouro profissional” da TV, que fica circulando pelas emissoras. É necessário dar um tempo para esse casting se renovar.
SBTpedia: Outro formato que você dirigiu foi o "Se Ela Dança, eu Danço", em 2011. A atração trouxe a dança de uma forma bem criativa, interessante e que alcançou ótimos índices de audiência, no antigo SBT Show. O formato foi criado por você? Acredita que esse programa tenha fôlego para novas temporadas no SBT?
Ricardo Mantoanelli: Sim. Um dos trabalhos que mais gostei de fazer. Original, alegre e importante para a dança como arte. Colho frutos até hoje e fiz grandes amigos. Infelizmente outro oportunista de plantão entrou em cena, ou melhor, na Justiça para boicotar o “Se Ela Dança, eu Danço”. Isso desgastou um pouco a imagem do programa internamente.
SBTpedia: Também se falou bastante na imprensa entre 2011 e 2012 que você teria criado um projeto para o SBT chamado "Nasce um Milionário", com mulheres grávidas e prêmio de 1 milhão de reais. Fale um pouco desse programa e se ele ainda tem chances de emplacar na emissora.
Ricardo Mantoanelli: Tenho mais de 10 formatos originais criados. Alguns deles já apresentei ao Comitê Artístico do SBT e podem ter um caminho no futuro. Só depende do timing certo, orçamento adequado e aprovação da diretoria.
SBTpedia: Para finalizar, conte para nós o que você ainda não fez na TV e que gostaria de fazer? Acredita que falta espaço para algum determinado tipo de atração na TV aberta?
Ricardo Mantoanelli: Acho que com a estreia da série “Patrulha Salvadora” completo um ciclo. Só vai faltar talvez um telefilme ou um documentário, quem sabe.
SBTpedia: O SBTpedia agradece desde já pela entrevista concedida.
Ricardo Mantoanelli: Obrigado pela oportunidade. Sempre às ordens.
Fonte: SBTpedia
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